Descarte irregular de vidro pode ferir garis e catadores; saiba a forma correta


Neste sábado (21), um gari se feriu enquanto coletava lixo no município de Laranjeiras. Coleta de lixo em Aracaju (SE)
Leonardo Barreto/ g1
Neste sábado (21), um gari feriu uma das mãos com um pedaço de vidro, que estava dentro de uma sacola plástica, enquanto fazia a coleta de lixo, no município de Laranjeiras. Ele usava uma luva, mas isso não impediu o ferimento. Em uma rede social, ele publicou um vídeo apelando para que as pessoas tenham mais cuidado ao descartar vidro.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 SE no WhatsApp
O g1 ouviu alguns garis, que preferiram não se identificar, mas contaram que esse tipo de situação acontece com frequência.
Outro grupo afetado pela falta de cuidado durante o descarte é o dos catadores. Segundo a prefeitura de Aracaju, 650 toneladas de resíduos da limpeza urbana são recolhidas diariamente, parte desse material é levado para cooperativas que trabalham com reciclagem.
A Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE), costuma visitar comunidades para reforçar as informações sobre a forma correta de fazer o descarte de materiais sólidos. Dois tipos de objetos causam mais preocupação: vidros e seringas.
“Pessoas que tomam insulina, costumam descartar as ‘canetas’ no meio de materiais recicláveis e isso causa acidentes. Quando você tiver vidro quebrado em sua casa, corte uma garrafa pet, bote o vidro dentro, encaixe as duas partes e passe uma fita adesiva. Você também pode colocar em uma caixa de papelão e adesivar, informando que tem vidro ali dentro. No caso de seringas, o correto é colocar em um recipiente e levar à unidade de saúde mais próxima”, explicou o presidente da CARE, Dárcio Ferreira.
Ele também lembrou que fazendo o descarte correto dos resíduos sólidos, o cidadão cuida do meio ambiente e de quem trabalha diariamente para manter a cidade limpa.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.