Com 6,9% de ausentes, vestibular da Unicamp 2024 tem menor abstenção em dez anos


Coordenadora acadêmica da Comvest, Márcia Mendonça comentou que a prova manteve a tradição de trazer temas atuais à discussão, mas “sem se render ao modismo”. Primeira fase da Unicamp 2024
Leandro Ferreira/g1
A 1ª fase do vestibular da Unicamp 2024, realizada neste domingo (29), teve o menor índice de abstenção em dez anos, divulgou a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest). Segundo a instituição, 6,9% dos estudantes inscritos não compareceram. No ano anterior, o percentual foi de 8,1%.
Em números absolutos, dos 64.706 inscritos, 4.465 não compareceram.
Em Campinas (SP), a abstenção foi de 8,5% e em São Paulo (SP), de 5,8%. As cidades com menor percentual de ausentes foram Valinhos (SP) e Bragança Paulista (SP), ambas com apenas 4% de ausentes.
A prova foi aplicada em 31 cidades do Estado de São Paulo e nas capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.
Confira abaixo os índices de abstenção nos últimos 15 anos:
2024: 6,9%
2023: 8,1%
2022: 7,7%
2021: 13,8%
2020: 8,27%
2019: 8,6%
2018: 9,02%
2017: 8,64%
2016: 8,2%
2015: 8%
2014: 6,9%
2013: 7,6%
2012: 7,4%
2011: 6,9%
2010: 5,3%
“Isso indica que os candidatos estavam mais preparados e estavam no pique de fazer a prova do vestibular da Unicamp 2024”, avaliou o diretor da Comvest, José Alves de Freitas.
Ele também destacou a adoção de provas coloridas, para que os candidatos possam explorar de maneira mais ampla o conteúdo de imagens. E citou como exemplos questões que abordaram artes indígenas, células e evolução humana.
“A prova colorida fez toda a diferença no rendimento dos candidatos”, avaliou.
José Alves de Freitas e Márcia Mendonça, da Comvest
João Conrado Kneipp/ g1
Temas atuais, sem cair no modismo
Coordenadora acadêmica da Comvest, Márcia Mendonça comentou que a prova manteve a tradição de trazer temas atuais à discussão, mas “sem se render ao modismo”.
“Todo anos a prova traz temas do ano, mas temas que são do ano não porque são modas, mas porque são importantes”.
Ela cita como exemplo uma questão que traz uma imagem falsa do Papa Francisco com uma jaqueta branca, criada por inteligência artificial.
Ao discutir desinformação, questão da Unicamp resgata imagem do Papa Francisco feita por inteligência artificial
Reprodução
“Isso é uma imagem que viralizou, mas junto também tem um panfleto anônimo do século 18 dizendo que produzia informação falsa sobre a nobreza. E a questão é como a informação circulava nesses dois momentos históricos”, exemplifica.
Márcia cita também uma questão que aborda uma música da trilha sonora da novela “Pantanal”.
“Avaliamos a compreensão do texto e vimos se o candidato conseguia perceber o possível tom de incerteza, o possível tom de interrogação a partir do que linguisticamente estava presente na música”.
Questão da Unicamp trata de uso de preposições em letra de trilha da novela ‘Pantanal’
Reprodução
Tempestades e falta de luz
Sobre imprevistos durante as provas, o diretor acadêmico da Comvest citou faltas de energia momentâneas em dois locais.
“Em Ribeirão Preto (SP), foi um pico de energia. E, em Bauru (SP), tivemos uma questão mais longa, mas tivemos a transferência dos candidatos para um conjunto de salas com melhor iluminação. O tempo foi congelado e o mesmo tempo de interrupção e troca de salas foi agregado ao tempo dos candidatos”, explicou.
Em Bauru, a falta de energia durou 20 minutos e em Ribeirão, três minutos.
Alves alertou aos candidatos que observem os locais de prova na 2ª fase, já que o número de cidades será menor que na primeira.
No campus da PUC Campinas estudantes procuram locais cobertos para fugir da chuva após prova da Unicamp
Leandro Ferreira/g1
Resumo do dia
Ofertas de abraços e chocolates e presença de familiares e até de pet foram artifícios utilizados para dar apoio e quebrar a tensão de candidatos que prestaram a 1ª fase do vestibular da Unicamp neste domingo.
O dia também foi marcado pela forte chuva que caiu durante parte do período de aplicação do exame, viagens longas até o local da prova e relatos de paixões que guiaram escolhas de cursos. Confira a cobertura completa do g1 neste link.
Candidata consulta sala que vai fazer a prova da 1ª fase do vestibular da Unicamp
Leandro Ferreira/g1
Inteligência artificial, racismo, reflexo da colonização nos indígenas, música brasileira sob o regime militar e uso de anabolizantes estiveram entre os temas abordados.
📲 VESTIBULOU: receba no WhatsApp notícias sobre os principais vestibulares do país
🚨 E atenção! O g1 Campinas realiza uma transmissão ao vivo para corrigir as questões da 1ª fase da Unicamp. O programa começou às 19h deste domingo, logo após a prova, que termina às 18h. Para assistir, é só acessar o portal. ✅✅✅
Calendário 📆
A Comvest vai divulgar o gabarito oficial das questões na próxima quarta-feira (1º). O gabarito extraoficial você pode conferir no g1. A prova da primeira fase já está disponível para consulta na mesma página. A lista de aprovados na primeira fase será divulgada no dia 23 de novembro, juntamente com os locais de prova da segunda fase e as notas de corte.
A Comvest está disponibilizando na página do Vestibular 2024, aos candidatos que precisam alterar algum dado, um formulário de alteração de dados, até dia 31 de outubro. Os dados que podem ser corrigidos são os seguintes: nome, documento de identidade, data de nascimento, telefones, e-mail, ano de conclusão do ensino médio. Confira outras datas importantes:
3 e 4 de dezembro: provas da 2ª fase;
7 a 9 de dezembro: provas de habilidades específicas;
Janeiro: primeira chamada de aprovados.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.