Número de homens é maior que o de mulheres em Roraima, indica Censo 2022


Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a população do estado é composta por 320.392 são homens e 316.315 são mulheres. Censo do IBGE aponta que a população de Roraima é majoritariamente masculina.
Chico Escolano/EPTV/Arquivo
A população de Roraima é formada por mais homens do que mulheres, segundo os novos dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao todo, dos 636.707 habitantes do estado, 320.392 são homens e 316.315 são mulheres.
O total de homens representa 50,3% de toda a população roraimense. Em números absolutos, o estado tem 4.077 homens a mais do que mulheres.
Para este recorte, o IBGE considera apenas o sexo biológico dos entrevistados, ou seja, aquele que foi designado no nascimento. Dados sobre identidade de gênero e orientação sexual serão feitos em outro momento, segundo o órgão.
Dentre os 15 municípios do estado, apenas a capital Boa Vista não tem uma população predominantemente masculina. Na capital, moram 209.427 mulheres e 204.059 homens, os números correspondem a 50,6% e 49,3% do total de moradores — 413.486 boavistenses, respectivamente.
O município São João da Baliza (114,9) se destaca com a maior razão de sexo do estado, ou seja, aquele que tem proporcionalmente mais homens que mulheres. Em contrapartida, Boa Vista tem uma razão de 97,4, evidenciando a sobreposição da população feminina em relação à masculina.
“Isso está relacionado com a maior mortalidade dos homens em todos os grupos etários: desde bebê até as idades mais longevas, a mortalidade dos homens é maior. Além disso, nas idades adultas, a sobremortalidade masculina é mais intensa. E, com o envelhecimento populacional, a redução da população de 0 a 14 anos e o inchaço da população mais idosa há um aumento da proporção de mulheres, já que elas sobrevivem mais em relação aos homens”, pontua Izabel Marri, gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE.
População masculina e feminina de Roraima
A proporção de quantos homens há mais que mulheres em determinada localidade e vice-versa é medida pela “razão de sexo”, um indicador utilizado pelo IBGE. Ela é calculada pela divisão de homens por mulheres multiplicado por 100. Se a razão for maior que 100, há um número maior de homens. Se for abaixo de 100, há um número maior de mulheres.
Segundo os dados, Roraima tem a segunda maior razão do país: 101,3. O estado só fica atrás do Mato Grosso, que tem a mesma razão de sexo, e a frente de Tocantins e Acre, com 100,4 e 100,2, respectivamente.
Os quatro estados são os únicos que fogem à regra nacional e têm um número maior de homens. Na outra ponta da tabela estão Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco e Sergipe, que lideram entre os estados com o maior percentual de mulheres em relação aos homens.
No Brasil, a população é majoritariamente feminina. Da população total de 203 milhões de habitantes, 104,5 milhões são mulheres e 98,5 milhões são homens, o que representa uma proporção de 94 homens para cada 100 mulheres.
SAIBA MAIS:
Censo 2022: só quatro estados do Brasil têm mais homens que mulheres; veja ranking
Brasil está cada vez mais feminino e envelhece mais rápido, mostra Censo
População mais jovem do Brasil
Uiramutã, ao Nordeste de Roraima, tem a população mais jovem do Brasil.
Samantha Rufino/g1 RR/Arquivo
De acordo com o Censo 2022 do IBGE, Roraima é o estado com a população mais jovem do país. A população roraimense tem idade mediana de 26 anos, a mais menor do país, e o menor índice de envelhecimento do Brasil (17,4).
A idade mediana é a medida de separação que utiliza o critério de idade para dividir a população em duas partes iguais, ou seja, é a idade que separa a metade mais jovem da metade mais velha da população.
O Rio Grande do Sul se consagra como o estado com a maior idade mediana e índice de envelhecimento, 38 anos e 80,4%, respectivamente.
Em todo o Brasil, o índice de envelhecimento chegou a 55,2 em 2022, indicando que há 55 idosos para cada 100 crianças de 0 a 14 anos, de acordo com o IBGE. Em 2010, o índice de envelhecimento era menor: 30,7%.
Roraima ainda se destaca com a cidade brasileira com a população mais jovem do Brasil: Uiramutã, localizado ao Norte do estado. No município, que tem uma 13.751 habitantes, metade da população tem até 15 anos.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.