Com alta nos níveis dos rios, famílias voltam para abrigos em São Mateus do Sul, União da Vitória e Rio Negro


As três cidades registraram grandes enchentes em outubro – e os alagamentos voltaram a aumentar. Rios estão em 5,9 metros em São Mateus do Sul, 8 metros em União da Vitória e 10 metros em Rio Negro. São Mateus do Sul, neste domingo (5)
Raphael Costa/RPC
Após as fortes chuvas da sexta-feira (3), os níveis dos rios voltaram a subir em cidades como União da Vitória e São Mateus do Sul, no sul no Paraná, e em Rio Negro, na região metropolitana de Curitiba.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Os três municípios que fazem divisa com Santa Catarina tiveram grandes enchentes em outubro.
Agora, os alagamentos voltaram a aumentar, de acordo com dados do Monitoramento Hidrológico da Copel. Com isso, diversas famílias que já tinham voltado para casa tiveram que sair novamente. Veja detalhes abaixo, por município.
União da Vitória
Na sexta-feira (3) a chuva acumulou 89,4 mm em União da Vitória. No mesmo dia, o Rio Iguaçu chegou a 8 metros.
Às 12h deste domingo (5), ele estava em 8,089 metros. A previsão é que, às 8h de segunda-feira (6), o nível suba para 8,16 metros.
Até o final da tarde de sábado (4), 935 pessoas estavam em abrigos municipais, segundo a prefeitura.
A cidade teve, neste mês de outubro, a terceira maior enchente da história. Especialistas explicam que a região alaga com tanta frequência e mesmo após a parada das chuvas por causa da geografia da cidade e do rio, considerado o maior do Paraná.
SAIBA MAIS: Quatro enchentes em quarenta anos: entenda porque o Rio Iguaçu alaga tanto União da Vitória
Segundo relatório deste domingo (5) da defesa Civil estadual, desde o dia 8 de outubro, pelo menos 35,6 mil pessoas foram afetadas por tempestades com chuvas intensas, vendavais e alagamentos em União da Vitória.
Isso representa 64% da população, ou seja, 3 a cada 5 moradores, já que o município possui 55 mil habitantes, segundo Censo 2022.
Pelo menos cinco mil casas foram danificadas e cerca de 8,5 mil pessoas tiveram que deixar as próprias residências em algum momento deste período.
LEIA TAMBÉM:
Aventura: Jovem viaja 6 mil km de bicicleta, do Paraná ao Maranhão: ‘É muito mais sobre pessoas do que sobre lugares’
VÍDEO: Estrada rural fica parecendo rio após temporal
Fiscalização: PRF flagra carro a 185 km/h na PR-151; fiscalização registrou uma infração a cada dois minutos
São Mateus do Sul
Em São Mateus do Sul, o Rio Iguaçu voltou a alcançar 5 metros na tarde de terça-feira (31). Após a última chuva, que acumulou 83 mm na sexta (3), o nível chegou a 5,947 metros às 12h deste domingo.
A prefeitura afirma que o abrigo municipal foi esvaziado na quarta-feira (1), mas voltou a receber famílias dois dias depois. Neste domingo, o balanço aponta que 50 pessoas estão em abrigos e 422 tiveram que sair de casa, mas se refugiaram com familiares ou amigos.
Oos primeiros registros de ocorrências da Defesa Civil em São Mateus do Sul foram em 4 de outubro. Desde então, mais de 7,2 mil pessoas foram afetadas por tempestades com granizo e inundações.
Considerando que o último Censo indica que a cidade tem 42,3 mil habitantes, 17% da população foi afetada pelos temporais desde outubro.
Rio Negro
O Rio Negro voltou a atingir a marca de 10 metros na cidade de mesmo nome na madrugada deste domingo (5), às 4h, segundo a Copel. Ao meio-dia, o nível estava em 10,115 metros.
A última chuva, de sexta-feira (5), acumulou 85,2 mm de precipitação.
No mesmo dia, 103 pessoas estavam em abrigos municipais, segundo a última atualização da prefeitura.
Em Rio Negro as inundações iniciaram em 5 de outubro, segundo a Defesa Civil. Nos últimos 30 dias pelo menos 2.225 pessoas foram afetadas pela enchente, que forçou 1.300 moradores a terem que sair de casa.
O Censo 2022 estima que a cidade tenha 31,3 mil habitantes.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias do estado em g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.