Estudante cita série ‘Anne With An E’ na redação do Enem 2023: ‘tema importante’


Neste primeiro domingo (5) de Enem, candidatos responderam 90 questões e fizeram redação. Mais de 9 mil se inscreveram para fazer ao Enem 2023 em Roraima. ENEM 2023 -DOMINGO (5) – BOA VISTA (RR) Estudante Rebeca Mikaella, 18 anos, citou série da Netflix na redação
Caíque Rodrigues/g1 RR
Para falar sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, proposto na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023, a estudante Rebeca Mikaella, de 18 anos, de Boa Vista, Roraima, decidiu citar na discussão uma de suas séries favoritas: “Anne With An E”.
Ela fez a prova na Universidade Federal de Roraima (UFRR) e quer tentar a vaga para o curso de pedagogia. Neste primeiro domingo (5) de provas, inscritos responderam as 90 questões de linguagens, ciências humanas e fizeram a redação.
A série citada por Rebeca é uma produção canadense baseada em um romance do mesmo nome. A história acompanha a vida da orfã Anne Shirley, que após sofrer abusos em um orfanato, é adotada por dois irmão em uma comunidade de fazendeiros.
“Eu vi na internet que pode usar recomendação de série como referência. Eu peguei ‘Anne With An E’ para tratar desse assunto. A mãe adotiva da personagem ficou como cuidadora da mãe e tudo mais, eu peguei essa referência na série”, disse a jovem, com confiança.
GABARITO EXTRAOFICIAL DO ENEM 2023: veja a correção das questões do 1º dia
COBERTURA EM TEMPO REAL – acompanhe por aqui
Poster da série “Anne With An E”
Divulgação/Netflix
Para ela, o tema da redação deste ano do Enem foi “importante”. Rebeca também citou os efeitos da desigualdade de gênero na sociedade no texto argumentativo.
“Achei bem fácil o tema desse ano. Ano passado eu dei uma caidinha, mas esse ano eu achei bem fácil. O tema é importante para os dias atuais. Gostei do tema fácil para fazer uma redação. Tem várias coisas para buscar”, disse a jovem ao g1 após a prova.
ENEM 2023 -DOMINGO (5) – BOA VISTA (RR) Estudante Maria Eduarda Abucater, 19 anos, após fazer o Enem 2023 em Boa Vista
Caíque Rodrigues/g1 RR
Já a estudante Maria Eduarda Abucater, de 19 anos, que fez a prova na escola estadual Monteiro Lobato, no Centro de Boa Vista, e usou referências históricas no texto. Para a redação, ela relembrou o período da colonização do Brasil, onde mulheres trabalhavam como “amas de leite”.
Maria Eduarda descreveu o tema como “necessário” e afirmou que foi “gostoso” falar sobre isso. Esta foi a segunda vez que ela faz o Enem. A jovem vai tentar uma vaga no curso de medicina.
“Acho que a prova foi muito interessante e necessária. O tema de redação foi muito gostoso fazer, foi muito interessante porque é um assunto que foi naturalizado até os dias de hoje desde a colonização, principalmente para as mulheres”.
“Foi muito interligado mesmo com a história do Brasil e os efeitos que tem com a desigualdade de gênero até hoje. Principalmente no caso das amas de leite, mulheres pretas escravas que criavam os filhos de seus patrões”, disse a jovem.
ENEM 2023 -DOMINGO (5) – BOA VISTA (RR) Estudante Jaqueline Delgado, 27 anos, fez a prova na UFRR
Caíque Rodrigues/g1 RR
A estudante de 27 anos Jaqueline Delgado lembrou das empregadas domesticas no texto. Ela já estuda administração, mas pretende aumentar a nota do Enem para trocar de curso, agora, para enfermagem.
“Argumentei sobre a questão do trabalho doméstico e do trabalho infantil, com os cuidados que são dados nesses trabalhos. É realmente um serviço que precisa ter essa visibilidade”, disse.
Este ano, Roraima teve mais de 9 mil inscritos no Enem. As provas foram aplicadas em sete municípios roraimenses. No estado, a aplicação da prova deste domingo se encerrou às 18h.
Em 2023, as mulheres são a maioria das pessoas inscritas no exame em Roraima: 6.075 candidatas, o que corresponde a 63% dos inscritos. Os homens só representam 37%, ou seja, 3.566 homens.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.