Caminhão furtado com mini aviões não é encontrado a tempo e equipe é eliminada de competição em São José dos Campos, SP


Um caminhão onde estavam guardados três mini aviões que participariam de um campeonato de engenharia neste fim de semana foi furtado no hotel em que a equipe estava hospedada. Caminhão com aviões rádio-controlados para competição de aero design é furtado em São José
Arquivo pessoal
O caminhão furtado com três mini aviões de uma equipe de engenharia não foi encontrado a tempo da final, disputada neste domingo (5), e a equipe que perdeu os equipamentos precisou ser eliminada da competição de aerodesign, que acontece em São José dos Campos (SP).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A equipe FCarranca, que faz parte da Universidade do Vale do São Francisco, de Juazeiro (BA), foi alvo de furto na madrugada de sábado (4). O veículo com materiais e equipamentos foi furtado por duas pessoas – leia mais detalhes abaixo.
O caminhão foi visto pela última vez ainda na madrugada de sábado, quando passou pela rodovia Presidente Dutra, no trecho de Roseira, sentido Rio de Janeiro. Desde então, a polícia não encontrou mais o veículo, que segue sendo procurado.
De acordo um dos integrantes da equipe, o professor Luiz Mariano Pereira, não há mais tempo hábil para participar da final da competição, que acontece até a noite deste domingo no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
“Não há nenhuma novidade, nenhuma pista nova, infelizmente. Agora já era, o campeonato já está no fim, e não dá mais tempo”, lamentou Pereira em entrevista ao g1.
VEJA TAMBÉM:
Caminhão com mini aviões para competição é furtado em São José
‘Trouxemos tudo e estamos sem nada’, diz líder de equipe furtada
Apesar da tristeza com o furto e com a desclassificação, a FCarranca garante que vai voltar para competir na edição do campeonato de aerodesign do ano que vem, também deve acontecer em novembro.
“Vamos voltar, com certeza. Vamos embora para a Bahia amanhã (segunda-feira (4)) e a partir disso já começar a planejar o novo projeto. Estaremos aqui de novo”, afirma.
Integrantes de equipe que teve miniaviões furtados em São José lamenta perda de mais de um ano de trabalho
Reprodução/TV Vanguarda
O professor conta também que foi criada uma vaquinha para minimizar o prejuízo com a perda dos equipamentos, estimados em R$ 50 mil.
“A ideia é arrecadar um valor porque sabemos que as chances de recuperar o que tínhamos são mínimas. Tem dado certo, na competição mesmo as pessoas têm ajudado.”
Os universitários de Juazeiro haviam garantido participação para a segunda bateria da competição, que acontece entre sábado e domingo, após conseguiram classificação na sexta-feira (3).
O evento, que conta com a participação de mais de mil estudantes de engenharia do país e do exterior, é disputado por 82 equipes no total.
Ladrões furtam caminhão com mini aviões classificados em torneio
Furto do caminhão
Um caminhão com três miniaviões, que seriam utilizados em uma competição de engenharia neste sábado (4), foi furtado durante a madrugada em São José dos Campos.
O furto aconteceu na madrugada deste sábado na Avenida Benedito Matarazzo, na Vila Tatetuba, onde o caminhão estava estacionado.
O caso foi registrado nas polícias Civil e Federal, e é investigado. De acordo com o registro na PF, o caminhão, que carregava três aeronaves rádio-controladas que participavam da competição, além de diversos equipamentos relacionados, foi furtado por volta das 2h30.
Câmeras de segurança do hotel onde a equipe está hospedada indicaram que dois homens participaram do furto e levaram o caminhão.
A Polícia Militar foi acionada e, segundo registro da PF, informou que o caminhão foi visto por volta das 3h em um pedágio da rodovia Presidente Dutra, no sentido Rio de Janeiro.
Caminhão com aviões rádio-controlados para competição de aero design é furtado em São José
Arquivo pessoal
Competição de engenharia
O caminhão era usado por estudantes e professores da Universidade do Vale do São Francisco, de Juazeiro, na Bahia. A equipe conta com cerca de 20 integrantes, que estão em São José dos Campos.
Segundo um dos integrantes, o professor Luiz Mariano Pereira, o crime foi registrado pelas câmeras de segurança do hotel, que acionaram a polícia.
“A segurança do hotel viu os dois homens entrando no veículo e ligou para o quarto onde está hospedado o motorista, perguntando se alguém da equipe estava mexendo no caminhão. Mas não éramos nós”, explica.
“O valor sentimental é muito maior. A equipe está arrasada. Estávamos animados para a competição e isso aconteceu, infelizmente”, lamenta.
Caminhão com aviões rádio-controlados para competição de aero design é furtado em São José
Arquivo pessoal
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.