Lolita Rodrigues estreou no teatro em Santos e revelou desejo após a morte: ‘um lugar com televisão’


Atriz, cantora e apresentadora nasceu e teve sua estreia no teatro em Santos (SP). Em entrevista há 13 anos, ela relembrou memórias da infância santista. Lolita Rodrigues deu entrevista para o jornal A Tribuna em 2010
Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal
A atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues, que morreu neste domingo (5) no Nordeste, nasceu e teve sua estreia no teatro ainda criança em Santos, no litoral de São Paulo. Em entrevista ao jornal A Tribuna há 13 anos, ela relembrou memórias da infância santista e revelou seu desejo após a morte (veja abaixo).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Lolita morreu aos 94 anos em João Pessoa (PB), onde morava desde 2015 com a filha. Ela estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e não resistiu a uma pneumonia. A filha da artista disse que o corpo será cremado nesta segunda-feira (6) numa cerimônia restrita apenas à família.
Em 2010, a atriz recebeu o jornalista e editor de A Tribuna, Ronaldo Abreu Vaio, para uma entrevista. Na ocasião, ela estava prestes a completar 81 anos e, em meio às lembranças da vida em Santos, falou sobre a própria morte.
“Quando eu morrer, quero que Deus me coloque num lugar com televisão, para eu assistir novelas”, disse
Durante a conversa, a artista ainda revelou que o pai Isaac era estivador e a família tinha uma vida humilde no litoral de São Paulo. “Morava na Rua Carvalho de Mendonça e diziam que quem morava lá era ‘cheira lavagem’, porque as pessoas que tinham criação de porcos desciam o Morro da Nova Cintra para pegar restos de comida. Eu era menina, mas ficava possessa”, relembrou.
Casa de Lolita quando nasceu ficava no Marapé. Ela estreou no teatro aos 10 anos.
Reprodução/Coleção Aplauso
Início da carreira
Segundo a atriz, sua mãe Izolina foi fundamental para o início da sua carreira, que começou com 10 anos incompletos, quando estreou no Teatrinho de Brinquedo de Dindinha Sinhá, programa infantil de talentos, na Rádio Atlântica. Algumas edições dos programas iam ao ar direto do Teatro Coliseu, em Santos.
Ainda na entrevista, ela contou que adorava a praia e guardava muitas memórias boas com pessoas da rádio e do Grupo Escolar Braz Cubas, onde estudou no canal 1. Ela deixou Santos quando a família mudou para a capital paulista.
Registrada como Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, a artista contou que aderiu o nome artístico Lolita Rodrigues por influência da mãe para participar de um concurso de calouros em São Paulo. “Me apresentava como Sylvia Gonçalves. Minha mãe achava que eu tinha de mudar de nome, pois se soubessem que eu cantava em Santos, não ganharia nada”.
Lolita Rodrigues relembrou memórias da infância e revelou paixão pela televisão
Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal
Após ter passado pelo cinema e entrado para a história da tevê cantando o Hino da Televisão no início das transmissões da TV Tupi no Brasil, Lolita voltou a Santos em um momento triste: a morte do ex-marido Airton Rodrigues, na Beneficência Portuguesa de Santos. Na ocasião, ela contou com a ajuda de celebridades como Hebe Camargo e Silvio Santos para pagar a conta do hospital.
Novelas
Lolita começou a carreira artística participando de radionovelas e também como cantora na Era de Ouro do rádio no Brasil. O trabalho como atriz começou em 1957, quando interpretou uma cigana em “Corcunda de Notre Dame”, na TV Tupi. No papel, ela cantava, dançava e tocava castanholas.
Filha de espanhóis, Lolita teve a carreira permeada por personagens que falavam com sotaque castelhano. Em “Sassaricando” (1987), ela interpretou a espanhola Aldonza, mãe de Tancinha (Claudia Raia). Voltou a interpretar uma espanhola em “Terra Nostra” (1999), mais uma vez sendo mãe de Claudia Raia na ficção.
Em seu último trabalho na TV, a artista interpretou Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes), na novela Viver a Vida (2009). É possível assistir ao trabalho da atriz em “Sassaricando, “Terra Nostra”, A Viagem (1994), Uga Uga (2000) e “Kubanacan” (2003), todas novelas que estão disponíveis na íntegra no Globoplay.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.