Candidatos do Enem 2023 em Ribeirão Preto avaliam tema da redação como fácil e atual


Neste domingo (5), participantes tiveram que desenvolver dissertação sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (5) em Ribeirão Preto (SP) avaliaram como fácil e atual o tema da redação. Os participantes tiveram que desenvolver uma dissertação sobre “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
O estudante Murilo Nader, de 20 anos, disse que, no geral, a prova foi direta e que não teve dificuldade com a redação por se tratar de um tema muito presente na sociedade. Ele busca uma vaga no curso de física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Especialistas ouvidos pelo g1 avaliam que o tema está dentro do perfil de prova do Enem por tratar de um problema social relevante e exigir uma boa proposta de intervenção.
LEIA TAMBÉM:
FOTOS: Veja a movimentação do dia de prova em Ribeirão Preto
Estratégia para boa nota no Enem: ‘Indo bem na redação, você consegue vaga’
Murilo Nader, de 20 anos, faz o Enem 2023 em Ribeirão Preto, SP
Juliana Moratto/g1
A auxiliar administrativa e estudante Ellen Miranda de Souza, de 21 anos, achou a redação deste ano mais fácil do que em 2022 por ser assunto em destaque na mídia. No ano passado, o tema foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
“Esse tema tem aparecido bastante e sendo bem explorado, as questões das mulheres, então acho que facilitou, temos uma boa quantidade de informação para desenvolver a redação e os argumentos.”
Em compensação, Ellen avalia que a prova de ciências humanas estava mais complexa do que a edição anterior.
“Tinha muito texto e os textos estavam mais difíceis do que os do ano passado. No ano passado os textos estavam mais fáceis de interpretar e de entender”.
Ellen Miranda de Souza, de 21 anos, faz o Enem 2023 em Ribeirão Preto, SP
Juliana Moratto/g1
A estudante Sara de Souza Bastos, de 20 anos, quer cursar administração e ficou emocionada ao falar sobre o tema da redação, porque acredita que reflete a realidade vivida na casa dela. A mãe é auxiliar de enfermagem e teve que se desdobrar para trabalhar e cuidar da única filha.
“Era sobre a mulher e a invisibilidade dela no mundo do trabalho, o que acontece com a minha mãe, e aí acaba confundindo nossa cabeça”, afirma.
Isadora Bernardino da Silva, de 28 anos, descreveu a experiência da prova como cansativa, destacando a quantidade de conteúdo abordado.
“Faz muito tempo que eu não vejo esse tanto de matéria. Achei a prova carregada, cansativa, com muitos textos, textos enormes, mas não achei uma prova difícil”.
Isadora Bernardino da Silva, de 28 anos, faz o Enem 2023 em Ribeirão Preto, SP
Juliana Moratto/g1
A jovem cursou medicina na Argentina por cinco anos junto com a irmã gêmea, mas decidiu tentar uma vaga no mesmo curso no Brasil depois que as coisas ficaram complicadas em função da pandemia de Covid.
“Eu ia ter que enfrentar ainda uma prova que é a do Revalida, que é uma prova muito difícil, então eu tentei e não consegui transferência do curso para cá [Brasil]. Tentei até na Justiça, mas não consegui. Então, resolvi recomeçar do zero. Não tem lugar como aqui”.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.