De 0 a 1000: saiba como é feita a correção da redação do Enem e veja dicas para tirar uma boa nota


Texto é avaliado por, no mínimo, 2 corretores e deve se enquadrar em 5 competências estabelecidas pela organização. Exame Nacional do Ensino Médio começa neste domingo (5). Folha de rascunho da Redação do Enem.
g1
A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova que dá acesso às faculdades federais, entre elas a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é sempre um temor entre os participantes.
A nota da produção textual, desenvolvida a partir de um tema proposto pela organização, tem um peso importante e a nota obtida é determinante para a aprovação no curso desejado. (veja abaixo dicas para uma bota nota).
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Neste domingo (5), primeiro dia do Enem, os estudantes fazem as provas de ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, português e literatura e língua estrangeira (inglês ou espanhol). Também fazem uma redação dissertativa-argumentativa.
Mas, você sabe como funciona a correção da redação? 🧐
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Arte / EPTV
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep), a redação é corrigida de forma independente por, ao menos, dois corretores. Cada um deles tem a responsabilidade de atribuir uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências exigidas ao aluno:
Domínio da escrita formal da língua portuguesa;
Compreender o tema e não fugir do que é proposto;
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
Respeito aos Direitos Humanos.
A soma desses critérios pode variar entre 0 e 1000 pontos. Caso não haja discrepância entre os dois corretores, a nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas por eles.
ENEM em 2023 está previsto para os dias 5 e 12 de novembro
Divulgação/Depositphotos
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Terceiro corretor
Em caso de discordância entre os dois corretores – se suas notas totais diferirem por mais de 100 pontos ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 pontos – haverá recurso de ofício (automático) e um terceiro corretor será escolhido para avaliar de forma independente a redação.
Após a avaliação do terceiro corretor, a definição da nota segue os seguintes critérios:
caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois corretores, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartada a outra nota;
sendo a nota total do terceiro equidistante das notas totais atribuídas pelos outros dois corretores e na impossibilidade de aproximação da nota atribuída pelo terceiro corretor com um dos outros dois, por não haver qualquer discrepância entre eles, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores, que atribuirá a nota final do participante, sendo descartadas as notas anteriores;
caso haja discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos corretores, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas atribuídas pelos corretores que não apresentaram discrepância, sendo descartada a outra nota;
caso o terceiro corretor apresente discrepância com os outros dois corretores, haverá novo recurso de ofício e a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores, que atribuirá a nota final ao participante, sendo descartadas as notas anteriores.
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Nota zero
Uma redação pode ser “zerada” a partir de vários critérios, um deles é não atender à proposta solicitada, caracterizando fuga ao tema, seja em todo o texto ou somente em uma parte. Veja os outros critérios:
Texto fora da estrutura dissertativo-argumentativa;
Apresentar até sete linhas manuscritas ou até dez linhas escritas no Sistema Braile, independente do conteúdo;
Apresentar letra ilegível;
Não apresentar texto escrito na Folha de Redação;
Texto escrito predominante ou integralmente em língua estrangeira;
Apresentar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
Apresentar nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação.
Língua estrangeira ou letra ilegível são razões para nota zero
Reprodução/Inep
Vale lembrar que, em caso de cópia dos textos da proposta de redação ou do Caderno de Questões, as linhas copiadas serão desconsideradas na contagem do número mínimo de linhas.
Após 60 dias da divulgação dos resultados, os estudantes poderão acessar a redação, pela Página do Participante, exclusivamente para fins pedagógicos.
Inclusão
De acordo com o Inep, as redações dos participantes com surdez, deficiência auditiva, cegueira e/ou com autismo são avaliadas adotando métodos coerentes com as singularidades linguísticas da pessoa com deficiência no domínio da modalidade escrita da língua portuguesa.
Em relação ao participante com dislexia, os critérios de avaliação considerados serão as características linguísticas do transtorno específico.
Banca corretora e temas da redação
Este ano a banca organizadora do Enem volta a ser o Cebraspe, que foi responsável pelas provas até 2017.
Segundo a professora Ana Paula Franzini Otrenti, fundadora do APFO Cursos, de Araraquara e Matão (SP), o Cebraspe tem a característica de trazer eixos temáticos mais fechados, veja exemplos:
2015 – persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
2016 – combate à intolerância religiosa no Brasil
2017 – desafios para a formação educacional de surdos
Mas também é preciso estar preparado também para propostas abrangentes, e o candidato precisa saber delimitar as problemáticas.
Veja algumas dicas da professora para uma boa redação do Enem:
📌De acordo com Ana Paula, um erro muito comum do candidato é se preocupar em tentar adivinhar a proposta temática, o que não deve ser o foco.
“O mais importante é dominar as estruturas exigidas como critério de avaliação, que incluem: domínio da norma culta; conhecimento sociocultural; relação e interpretação de ideias, fatos e opiniões; coesão e coerência; e elaboração da proposta interventiva ao final do texto argumentativo.”
📌Outro aspecto que merece a preocupação dos vestibulandos é se atentar à proposta temática, para evitar que a redação seja tangenciada.
“Fugir do tema indicado pode gerar considerável prejuízo à nota do texto. Considera-se imprescindível um adequado preparo para a prova, praticar temas de redação, com base em contextos culturais e pensando em macroestruturas já cobradas pela prova do Enem.”
📌A professora sugere que os vestibulandos tentem não deixar o texto para o final da prova.
“O ideal, então, é não deixar para escrever o texto por último, pois, dessa forma, evita-se desatenção no momento de elaborar o tema. Com a mente mais limpa é possível raciocinar com mais clareza e produzir a redação com melhores argumentos, objetividade e criatividade”, orienta.
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