Árvore de 20 metros cai e atinge dois carros durante chuva em Campinas; vídeo


Motorista de van atingida fazia a última entrega de mercadorias e por pouco não ficou ferido. Árvore de grande porte atinge dois carros durante forte chuva em Campinas
Um ipê de aproximadamente 20 metros de altura caiu durante a forte chuva de sexta-feira (4) em Campinas (SP) e atingiu dois carros. Ninguém se feriu.
O menor dos veículos, um Fiat Mobi, estava estacionado. Já o outro, uma van, foi atingida na traseira enquanto passava em uma rua no Parque Xangrilá.
O motorista da van contou que estava na fazendo a última entrega de mercadorias.
“Veio um vento muito forte. Eu só tive tempo de acelerar e a árvore caiu. Se não tivesse acelerado, teria pegado a cabine [onde ele estava]”, explicou o motorista.
Árvore de 20 metros atinge dois carros em Campinas
Reprodução/EPTV
Outros estrados da chuva
A chuva causada pela chegada de uma frente fria na região de Campinas derrubou 103 árvores, deixou uma motociclista ferida e danificou telhados, muros e placas de propaganda. Foram cerca de 50 quedas de árvores em Indaiatuba (SP). Já em Americana, a prefeitura contabilizou 33.
Em Campinas, segundo balanço da Defesa Civil, foram 20 quedas de árvores ao todo, sendo quatro no Parque Lucimar e duas na Cidade Universitária (uma delas caiu em cima de um carro). Árvores também caíram nos bairros Bonfim, Parque Dom Pedro II, DIC1, Jardim Satélite Iris e Parque Prado.
Um motociclista de 24 anos que trafegava pelo trevo Sérgio Motta morreu ao bater em uma placa durante a chuva da madrugada deste sábado (4). O corpo da vitima ficou preso na galeria de água da chuva e foi encontrado por um parente.
Motociclista morre ao bater em placa durante chuva
“Sete equipes, no total de 70 homens da Secretaria de Serviços Públicos, estão nas ruas para a remoção das árvores e desobstrução das vias. Cada equipe trabalha com um caminhão com cesto elevatório e máquinas picadoras de galhos”, disse a Prefeitura de Campinas, em nota.
Árvore caiu sobre casa na Rua Alfredo Antônio Martinelli, Cidade Universitária, em Campinas.
Divulgação/Defesa Civil
Americana
Segundo a prefeitura, ao menos 33 árvores cederam e outros 20 galhos quebraram. A situação mais grave registrada pela administração municipal ocorreu na Avenida São Jerônimo, onde uma motociclista foi atingida por uma árvore e sofreu ferimentos leves.
A prefeitura afirma que choveu o equivalente a 25 milímetros em meia hora. Por isso, as equipes da Defesa Civil e da Guarda Municipal de Americana atuaram durante a noite para desobstrução das ruas e retirada de galhos.
Indaiatuba: destelhamentos e falta de energia
A Defesa Civil de Indaiatuba informou que na cidade as rajadas de vento derrubaram cerca de 50 árvores e danificaram telhados de residências, muros e placas de propaganda.
“As equipes da Defesa Civil, da Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e da Secretaria de Obras e Vias Públicas estão nas ruas atendendo as ocorrências, priorizando a liberação de vias e os casos que colocam em risco a segurança da população”, disse a Prefeitura.
Segundo a Defesa Civil, alguns pontos da cidade registram falta de energia. “A direção da CPFL Piratininga informou que também está com suas equipes nas ruas na tentativa de restabelecer o serviço”, diz a nota.
Em Campinas o céu escureceu em vários pontos da cidade
Bruno Bainy/Arquivo pessoal
Louveira
A Estação de Tratamento de Água de Louveira ficou sem energia durante a chuva. Segundo a prefeitura, a CPFL foi notificada e, até a noite de ontem, os reservatórios estavam abastecidos.
“Se a energia não retornar, é possível que possa haver falta de água em determinadas localidades”, informava o comunicado da prefeitura na noite de sexta.
Ventos fortes
Segundo o meteorologista Bruno Bainy, do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp), as rajadas de vento chegaram a 79,6 km/h às 16h10 na estação que fica no Aeroporto de Viracopos em Campinas.
De acordo com a concessionária responsável por Viracopos, não houve reflexo no funcionamento do aeroporto.
Em Valinhos, frente fria veio com ventos fortes
Jean Ribeiro/Arquivo Pessoal
A frente fria também derrubou as temperaturas. Na estação meteorológica do Ciiagro, no bairro Taquaral, os termômetros em Campinas passaram de 32,4°C (14h40) para 22,9°C (16h40). As chuvas mais fortes, até 16h50, foram registradas em Valinhos (23mm) e no Jardim das Bandeiras, em Campinas (9mm).
VEJA TAMBÉM
Entenda por que ‘nuvem rolo’ é sinal de alerta a moradores; formação foi vista em Campinas
No Parque Industrial, em Campinas, a iluminação pública acendeu antes do normal
Yasmin Castro/g1
Árvore caiu sobre veículo na rua João Caetano Monteiro, em Campinas
Jorge Talmon/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.