Búzios recebe 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos


Especialistas, prefeitos e representantes das 92 cidades do Rio de Janeiro discutem a gestão de resíduos e ações alinhadas com os objetivos da agenda 2030 da ONU. 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos em Búzios conta com pesquisadores, estudantes, catadores e representantes das 92 prefeituras do estado do Rio de Janeiro
Victor Viana
Começou nesta terça-feira (24) em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, o 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos (CIRS).
Até sexta-feira (27), especialistas, pesquisadores, estudantes, empresários, catadores, membros da sociedade civil, prefeitos e representantes das 92 cidades do Estado do RJ discutem a gestão de resíduos e ações alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que tem como lema “Práticas Sustentáveis Rumo a 2030″.
Búzios recebe 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos (CIRS) até sexta-feira (27)
Victor Viana
Além da gestão resíduos sólidos, são apresentados temas como economia circular, inovação e impactos no clima.
O vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha, fez a abertura oficial e destacou a importância de abordar desafios individuais de cada cidade para, de forma colaborativa, encontrar soluções para todo o estado.
“É muito importante que cada cidade traga a própria visão e desafio, para que de forma cooperativa a gente busque ajudar cada região quanto estado, fazendo a nossa parte,” disse o vice-governador.
1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos (CIRS) em Búzos discute ações alinhadas com os objetivos da Agenda 2030 da ONU
Victor Viana
A mesa central do evento contou ainda com a presença do presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Philipe Campello, e do prefeito de Búzios, Alexandre Martins, anfitrião do congresso.
Martins lembrou do avanço da rede separatista de esgoto.
“Para mim é um orgulho receber todos vocês. Búzios tem uma beleza natural e nós temos focado muito nas nossas trilhas, um exemplo de investimentos em atrativos para moradores e turistas. Por isso comemoro o quanto avançamos na rede separatista de esgoto, pois uma cidade que vive praia e meio ambiente precisa preservar”, disse o prefeito de Búzios.
Magna de Aline Sousa, diretora da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno (CENTCOOP), também participou da cerimônia. A catadora que passou a faixa presidencial ao presidente Lula ao tomar posse no dia 1º de janeiro, fez apresentou uma palestra magna na noite do primeiro dia de evento.
Magna de Aline Sousa, diretora da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno (CENTCOOP), deu palestra no primeiro dia de Congresso
Victor Viana
A programação segue até sexta-feira (27), com diversas atividades. Outras informações estão disponíveis no site do evento.
Estudos acadêmicos
Além das discussões, o congresso servirá como uma plataforma para a divulgação dos estudos acadêmicos mais recentes na área, proporcionando uma visão aprofundada das tendências e tecnologias emergentes.
O evento pretende ser um marco na busca de soluções sustentáveis, buscando fortalecer a conexão entre instituições públicas e privadas, tanto nacionais quanto internacionais, de forma a criar parcerias que impulsionem a implementação de medidas eficazes.
O CIRS Búzios é organizado pela Masterplan Engenharia Consultiva e Ambiental, com o apoio de instituições notáveis, como a Prefeitura de Búzios, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, a Faperj, a Unesco e a Firjan.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.