Pesquisa aponta saúde e gestão de Macaé em 1 ºlugar entre cidades que recebem royalties

Cidade é líder entre 20 cidades do estado do Rio que recebem compensação do Petróleo. A cidade de Macaé aparece em primeiro lugar em dois itens avaliados pela pesquisa Petróleo e Condições de Vida: qualidade da governança pública em municípios com atividades de Petróleo e Gás.
A pesquisa, realizada pela Agenda Pública, utilizou dados públicos disponíveis em plataformas oficiais sobre os 20 municípios brasileiros que mais receberam rendas (royalties e participações especiais) das atividades de petróleo e do gás natural entre 2022 e primeiro semestre de 2023.
Avaliaram-se 06 dimensões dos serviços prestados à população pelas Prefeituras: educação, saúde, proteção social, desenvolvimento econômico, mobilidade e gestão de qualidade.
O objetivo da pesquisa é disponibilizar dados que subsidiem debates e reflexões sobre algumas questões relevantes para a governança pública e para as companhias do setor.
Entre os municípios que possuem de 100 a 300 mil habitantes, Macaé é líder em Saúde e Gestão, e é destaque ainda na questão da flutuação dos valores advindos do petróleo. De acordo com os dados, Macaé, apesar te apresentar declínio das rendas desde 2008, segue fornecendo serviços públicos bem avaliados.
Os royalties são valores repassados aos municípios devido à extração de recursos naturais, que são propriedade do governo. Como o petróleo e gás. No caso do petróleo, os royalties são cobrados das concessionárias que exploram a matéria-prima, de acordo com sua quantidade. O valor arrecadado fica com o poder público.
A Agenda Pública é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atua há mais de 13 anos pelo desenvolvimento sustentável e pelo aprimoramento dos serviços públicos brasileiros.
Analisando, por meio de pesquisas, governança com equipes intersetoriais e a colaboração entre governos, empresas e sociedade civil para implementação das políticas públicas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.