Chegada de frente fria derruba árvores e traz ventos fortes e chuva na região de Campinas


Rajadas de ventos chegaram a quase 80km/h no Aeroporto de Viracopos; temperatura caiu dez graus. Chuva e vendaval causam transtornos nas regiões de Campinas e Piracicaba
A chegada de uma frente fria na região de Campinas (SP) na tarde desta sexta-feira (3) trouxe ventos fortes e chuva. Pelo menos 11 árvores caíram na metrópole e 20 em Indaiatuba (SP).
Em Campinas, segundo balanço da Defesa Civil, foram quatro quedas de árvores no Parque Lucimar e duas na Cidade Universitária (uma delas caiu em cima de um carro). Árvores também caíram nos bairros Bonfim, Parque Dom Pedro II, DIC1, Jardim Satélite Iris e Parque Prado.
“Sete equipes, no total de 70 homens da Secretaria de Serviços Públicos, estão nas ruas para a remoção das árvores e desobstrução das vias. Cada equipe trabalha com um caminhão com cesto elevatório e máquinas picadoras de galhos”, disse a Prefeitura de Campinas, em nota.
Árvore caiu sobre casa na Rua Alfredo Antônio Martinelli, Cidade Universitária, em Campinas.
Divulgação/Defesa Civil
Indaiatuba teve destelhamentos e falta de energia
A Defesa Civil de Indaiatuba informou que na cidade as rajadas de vento derrubaram cerca de 20 árvores e danificaram telhados de residências.
“As equipes da Defesa Civil, da Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e da Secretaria de Obras e Vias Públicas estão nas ruas atendendo as ocorrências, priorizando a liberação de vias e os casos que colocam em risco a segurança da população”, disse a Prefeitura.
Segundo a Defesa Civil, alguns pontos da cidade registram falta de energia. “A direção da CPFL Piratininga informou que também está com suas equipes nas ruas na tentativa de restabelecer o serviço”, diz a nota.
Em Campinas o céu escureceu em vários pontos da cidade
Bruno Bainy/Arquivo pessoal
Ventos fortes
Segundo o meteorologista Bruno Bainy, do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp), as rajadas de vento chegaram a 79,6 km/h às 16h10 na estação que fica no Aeroporto de Viracopos em Campinas.
De acordo com a concessionária responsável por Viracopos, não houve reflexo no funcionamento do aeroporto.
Em Valinhos, frente fria veio com ventos fortes
Jean Ribeiro/Arquivo Pessoal
A frente fria também derrubou as temperaturas. Na estação meteorológica do Ciiagro, no bairro Taquaral, os termômetros em Campinas passaram de 32,4°C (14h40) para 22,9°C (16h40). As chuvas mais fortes, até 16h50, foram registradas em Valinhos (23mm) e no Jardim das Bandeiras, em Campinas (9mm).
VEJA TAMBÉM
Entenda por que ‘nuvem rolo’ é sinal de alerta a moradores; formação foi vista em Campinas
No Parque Industrial, em Campinas, a iluminação pública acendeu antes do normal
Yasmin Castro/g1
Árvore caiu sobre veículo na rua João Caetano Monteiro, em Campinas
Jorge Talmon/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.