Dois homens são presos suspeitos de envolvimento em grupo que furta celulares em festas de Sergipe


Segundo a polícia, existem indícios de que o grupo estava se preparando para subtrair aparelhos durante evento na capital. Viatura da Polícia Civil de Sergipe
Leonardo Barreto/ g1
Dois homens foram presos suspeitos de envolvimento em um grupo que furtava celulares em festas de Sergipe e estados vizinhos. A informação foi divulgada, nesta sexta-feira (3), pela Polícia Civil.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 SE no WhatsApp
De acordo com a PC, as detenções ocorreram na Grande Aracaju, nessa quarta-feira (1º). As investigações, iniciadas no último mês de março, revelaram que o grupo era organizado e possuía três núcleos de atuação, sendo o primeiro responsável por furtar os aparelhos, o segundo por desbloqueá-los e o terceiro por revendê-los.
“Essa associação age na capital e no interior sergipano, mas também age em outros estados. Alguns aparelhos são remetidos para a Bahia e Alagoas”, disse a delegada Luciana Pereira.
Ainda segundo a polícia, os suspeitos criavam tumultos nas festas, e quando as pessoas observavam a confusão, eles se aproveitavam e furtavam os aparelhos. Os crimes também ocorrem quando as pessoas estão distraídas, dançando ou conversando.
A investigação começou após a Polícia Civil perceber que em alguns inquéritos apareciam os mesmos nomes de suspeitos. Um dos presos comandava o núcleo responsável por praticar os furtos e recrutava outras pessoas para executá-los, principalmente mulheres jovens.
O outro preso comandava o núcleo responsável por vender os celulares furtados e após o recebimento dos produtos subtraídos, ele efetuava a venda deles através de sites da internet e de lojas de celulares, localizadas em Aracaju e Nossa Socorro do Socorro.
A polícia informou que existem indícios de que a associação criminosa estava se preparando para furtar celulares no Pré-Caju 2023, inclusive um dos detidos já havia recrutado algumas mulheres, para atuarem nos três dias da festa, tanto no camarote, quanto na avenida.
Orientações para evitar furto de celular
A orientação da polícia é que em eventos com grandes aglomerações sejam adotadas ações que dificultem a ação dos criminosos, como o uso de doleiras e de bolsos falsos, dentro da própria roupa, para a guardar o aparelho de celular.
A delegada orienta, que quem for levar o celular utilize o ‘Alerta Celular’, deve fazer um cadastro junto à Secretaria da Segurança Pública de Sergipe, o que contribui para uma possível localização em caso de furto. Além disso, as vítimas devem fazer registro de Boletim de Ocorrência e não abrir nenhum link que seja enviado para o e-mail, para evitar que os suspeitos tenham acesso aos seus dados.
Leia mais
Homem é detido em Aracaju por suspeita de aplicar golpe em clientes do Pré-Caju
Adicionar aos favoritos o Link permanente.