Latam vai conferir bagagens de mão e cobrar despacho de malas que não cumprirem normas da empresa


Pelas regras da Anac, passageiro tem direito de levar com ele, na cabine da aeronave, até 10 kg sem custo extra. Dimensões da bagagem e a quantidade de volumes são determinadas pelas empresas. Bagagem de mão
Foto de Mikhail Nilov
A Latam anunciou que irá verificar se os clientes estão cumprindo as normas de quantidade e medidas de bagagens de mão. Quando as malas não estiverem de acordo com as regras, a empresa cobrará taxa para realizar o despacho.
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Pelas regras da companhia aérea, com a compra da passagem, o passageiro pode levar no avião uma mochila pequena e uma bagagem de mão, que ficará guardada no compartimento superior.
Na Latam, o peso máximo desta mala é de 10 kg, no caso da passagem para cabine Economy, e de 16 kg, para Premium Economy ou Premium Business, que são assentos que custam mais caro.
Em tamanho, as medidas máximas são de 55 cm de altura, 35 cm de comprimento e 25 cm de largura, incluindo alças, rodinhas e bolsos externos. São as mesmas dimensões recomendadas pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).
O custo do despacho em viagens nacionais da Latam é entre R$ 95 e R$ 160. Para enviar uma segunda mala no porão do avião, a cobrança é entre R$ 130 e R$ 185. Nos voos internacionais, o preço varia conforme o país de destino.
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A companhia aérea pode obrigar o despacho?
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estabelece que o passageiro tem direito de levar com ele, na cabine da aeronave, até 10 kg sem qualquer custo extra.
A agência pondera, no entanto, que as dimensões dessas malas e a quantidade de volumes são determinadas pelas companhias aéreas.
Segundo a Abear, companhias permitem também que o viajante leve gratuitamente um item pessoal, que pode ser uma bolsa pequena, uma pasta de trabalho ou uma mochila para notebook, por exemplo.
As medidas máximas desse item – válidas para a Latam e Voepass – devem ser de 45 cm x 35 cm x 20 cm. A Gol considera 43 cm x 32 cm x 22 cm como dimensões-limite, enquanto a Rima Aviação não permite o transporte de mais um item a bordo.
Além dos casos em que as normas da empresa não são atendidas, a bagagem tem que ser despachada caso o avião esteja lotado ou por questões de segurança, nessas ocasiões, sem cobranças.
Essa avaliação é feita pelo comandante e pela tripulação do voo, explica o especialista em Direito Aeronáutico Felipe Bonsenso.
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