Zoo de Brasília recebe primata típico da Amazônia para reprodução da espécie


Fêmea Cuxiú estava sob cuidados do Ibama no Amazonas e chegou ao DF nesta sexta-feira (24). Animal passou muito tempo domesticado e não apresenta condições de sobrevivência no habitat natural. Cuxiú: Zoo de Brasília recebe primata típico da Amazônia para reprodução da espécie
A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) recebeu, na manhã desta sexta-feira (24), um primata fêmea de Cuxiú (Chiropotes sagulatus). O animal é uma espécie de macaco típica do Bioma Amazônico.
LEIA TAMBÉM:
AMAZÔNIA: fevereiro ainda não acabou, mas alertas de desmate batem recorde para o mês
VÍDEO e FOTOS: animais recebem ‘bolos’ para comemorar aniversário do Zoo de Brasília
A fêmea estava sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama do Amazonas. O transporte dela de Manaus para o zoológico de Brasília tem como objetivo a reprodução da espécie e pesquisas.
De acordo com o zoo, ela foi domesticada e não apresenta condições de sobrevivência caso seja levada de volta para o habitat natural. A primata foi entregue ao Ibama, que optou pelo seu envio ao Zoológico de Brasília para formar um casal e tentar a reprodução com um macho da mesma espécie que já vive no local.
Primata fêmea de Cuxiú (Chiropotes sagulatus)
Leonardo Viana
Além disso, o Chiropotes sagulatus é um macaco pouco estudado, e os pesquisadores do Distrito Federal querem saber mais sobre o comportamento da espécie.
O animal foi embarcado em um voo, que partiu de Manaus às 3h13 desta sexta-feira e pousou em Brasília às 6h49. Ele foi transportado por meio do programa Avião Solidário da Latam.
Leia outras notícias da região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.