Estudo relata 1ª evidência de acasalamento de tubarões-tigre em Noronha: ‘Mordidas de amor’, diz bióloga


Artigo científico internacional foi publicado nesta segunda (19). Pesquisadora diz que animais estão copulando na ilha. Registros de marca de cópula em tigres em Noronha
Projeto Trubarões e Rais de Noronha/Divulgação
Um artigo científico internacional, publicado nesta segunda (19), relata a primeira evidência de acasalamento e gravidez em tubarões-tigre em Fernando de Noronha. A publicação foi feita na revista Environmental Biology of Fishes. São ‘mordidas de amor’”, afirmou a bióloga Bianca Rangel.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Os relatos foram feitos a partir de 2009 e contam com imagens de três registros produzidos em maio deste ano pelos pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).
“Este é o primeiro estudo relatando uma área associada ao acasalamento e gestação de tubarões-tigre em águas brasileiras”, comemorou Bianca Rangel, doutoranda da USP e coordenadora do Projeto Tubarões e Raias de Noronha.
A pesquisadora contou que o estudo indica que os tubarões-tigres estão copulando em Fernando de Noronha.
“Esse estudo tem sete registros de fêmeas com marca de cópula. Isso indica que a espécie copula em Noronha. A reprodução envolve várias etapas, como a fêmea ficar grávida e o nascimento dos filhotes. A cópula nós vimos que é feita em Fernando de Noronha”, declarou Bianca Rangel.
Fêmea de tigre com marcas de ato sexual
Projeto Tubarões e Rais de Noronha
A bióloga disse que já existiam registros esporádicos da reprodução, mas não havia um estudo que comprovasse cientificamente essas notificações, como aconteceu agora.
As fotos mostram as fêmeas mordidas, marcas ocorridas no acasalamento. “Essas são mordidas feitas pelos machos. Por isso, as fêmeas ficam todas marcadas assim”, observou a bióloga.
Importância de Noronha
A publicação dos registram comprovam a importância ambiental de Fernando de Noronha.
“O estudo valida Noronha como área importante para a reprodução do tubarão-tigre. Essa é a primeira região no Brasil com essa importância para a reprodução da espécie. Existem poucos registros de filhotes na região costeira e grávidas. Confirmamos a importância da ilha para espécie”, afirmou a pesquisadora.
Bianca Rangel acredita que a reprodução dos tigres em Noronha é recente.
“O pesquisador Ricardo Garla desenvolve estudo na ilha há mais de 20 anos e ele só tem um registro de fêmea com marca de cópula, que foi feito em 2011. Depois, os registros começaram a ser feitos com mais frequência, a partir de 2017. Esse ano nós fizemos três registros de fêmeas com marca de cópula, em uma semana”, informou a pesquisadora.
Pesquisa mostra primeira evidência de gravidez em tubarão-tigre em Noronha
A estudiosa disse, ainda, que Noronha é a região com a maior diversidade genética tubarão-tigre no planeta.
“Isso mostra que eles saem de todos os lugares do Oceano Atlântico para Fernando de Noronha. Aparentemente, estão trocando material genético e se reproduzindo. Isso é muito bom para a manutenção da espécie”, analisou Bianca (veja vídeo acima).
Ataques
Em Fernando de Noronha, ocorreram dois ataques de tubarões a humanos. Foram mordidos um turista, em 2015, e uma menina, em janeiro deste ano, na Praia do Sueste. Nos dois casos, os pesquisadores atribuíram os ataques a animais da espécie tigre.
A estudiosa afirmou que os incidentes não têm relação com a reprodução na ilha.
“Os incidentes não têm relação direta com o possível aumento populacional da espécie em Noronha. Nós ainda estamos constatando que os animais estão se reproduzindo. Não temos evidências de que eles estão nascendo na ilha. Aparentemente, tem animal que vem para Noronha, se reproduz e vai embora. Não há comprovação do aumento da população da espécie na ilha”, indicou Bianca Rangel.
Mergulhos
O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) suspendeu, no sábado (17), o mergulho de apneia na Praia do Sueste. O monitoramento por drone registrou tigres em comportamento de alimentação.
A pesquisadora considerou a decisão acertada. “Observamos os tubarões-tigres se alimentando. Nesse momento, eles têm um comportamento mais agitado. Os animais estão procurando presas e a água do Sueste, às vezes turva, não colabora. A forma de evitar o incidente é fechar a praia”, avaliou Bianca.
Bianca Rangel declarou que o Sueste é o local de preferência desses animais. “A preferência alimentar do tubarão-tigre é a tartaruga. O Sueste tem muita tartaruga e, por isso, o animal procura essa área. Nós acreditamos que o período de reprodução das tartarugas pode atrair tigres de vários locais, mas ainda precisamos monitorar para comprovar isso”, falou Bianca Rangel.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.