Caixa com 10 DVDs registra diversos movimentos do violão no Brasil


Iniciado em 2003, o projeto Movimento violão completa 15 anos em 2018 sem dar sinais de esgotamento. Idealizador e curador do projeto, o violonista Paulo Martelli caracteriza o violão, no texto que escreveu para o libreto encartado na caixa de DVDs Movimento violão, como “o instrumento que ilustra a música brasileira de maneira mais pujante”.
Editada pelo Selo Sesc neste mês de março de 2018, a caixa Movimento violão embala 10 DVDs que exibem os registros integrais dos dez shows da programação da edição de 2012 dessa série de música instrumental. Os dez shows totalizam 92 números musicais, apresentados no DVD com linguagem cinematográfica e com opções de legendas em quatro idiomas (inglês, francês e espanhol, além do português).
Estruturada sob a direção artística de Flávio Rodrigues, a temporada do projeto Movimento violão foi marcada naquele ano de 2012 pela diversidade de estilos dos artistas convidados a se apresentar na rede paulistana do Sesc. “Essa caixa de DVDs ilustra a variedade de escolas e tendências que permitiram ao violão incorporar-se à música de diversas gerações ao longo de nossa história”, ressalta Martelli.
Eis os artistas que têm shows exibidos na caixa de DVDs Movimento violão:
♪ Carlos Barbosa Lima – Violonista paulistano que tem sobressaído pelo virtuosismo no toque de temas eruditos e pela criação de arranjos elaborados.
♪ Daniel Wolff – Compositor, arranjador e professor. Um dos primeiros músicos a receber no Brasil o título de Doutor em violão.
♪ Duo Assad – Virtuoso duo formado pelos irmãos Odair Assad e Sérgio Assad que se impôs no Brasil e no mundo pela técnica extraordinária.
♪ Eduardo Isaac – Violonista argentino, considerado um dos expoentes da atualidade no toque do instrumento.
♪ João Carlos Victor – Jovem violonista que vem se destacando em concursos nacionais e estrangeiros.
♪ João Kouyoumdjian – Outra revelação da nova geração de violonistas brasileiros.
♪ Marco Pereira – Violonista celebrado no Brasil pela técnica e pelo repertório autoral, tendo ficado conhecido por tocar com cantoras populares como Gal Costa.
♪ Pablo Márquez – Violonista argentino que ganhou o mundo a partir de 1987.
♪ Paulo Martelli – Músico reverenciado no Brasil e fora dele pelo toque do violão de onze cordas.
♪ Paulo Porto Alegre – Violonista que transita pelo universo erudito e pelo mundo da música popular, tocando composições próprias e criando arranjos para composições dos repertórios de nomes como o grupo inglês The Beatles.
♪ Pedro Martelli – Violonista e professor, mestre em música pela Julliard School de Nova York (EUA).
♪ Quarteto Abayomy – Formado por Adriano Paes, Josiane Gonçalves, Juliana Oliveira e Marcelly Rosa, o quarteto de violões e voz (de nome em tupi-guarani que significa “encontro feliz”) foi formado com o objetivo de pesquisar e propagar a música folclórica e urbana composta no Brasil no começo do século XX.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.