Finados: Centenas de pessoas visitam cemitérios e prestam homenagens à entes queridos em São Luís


Dia de Finados movimentou, logo nas primeiras horas desta quinta-feira (2), cemitérios em toda a capital maranhense. Comércio informal aproveitou a data para fazer renda extra e lucrar com a venda de flores e velas. Dia de Finados é marcado por homenagens em São Luís
Paulo Soares/Grupo Mirante
O Dia de Finados, lembrado nesta quinta-feira (2), é sempre marcado por inúmeras homenagens feitas para entes queridos. Centenas de pessoas estiveram, nas primeiras horas da manhã, visitando cemitérios de São Luís acendendo velas e deixando flores nos túmulos, em respeito à memória de quem já partiu.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O Cemitério do Gavião, no Centro de São Luís, é um dos mais visitados no Dia de Finados. Por conta da alta movimentação registrada durante todo o dia, muitas pessoas preferem visitar o local ainda bem cedo, aproveitando a tranquilidade do espaço para prestar suas homenagens.
Aposentada Josedna Carvalho veio ao cemitério cedo para prestar homenagens no Dia de Finados
Paulo Soares/Grupo Mirante
A aposentada Josedna Carvalho, de 77 anos, foi uma das dezenas de pessoas que chegaram antes da 7h no cemitério. Ela veio até o local para prestar homenagens aos pais que são falecidos há alguns anos.
Emocionada, ela disse que se sente feliz em estar perto da sepultura dos familiares na data já que, além de ser um gesto de carinho, é uma forma de preservar a memória deles.
“Vim prestar homenagem aos meus pais que já faleceram há alguns anos. O tempo passa mas a gente não esquece nunca e eu estou sempre aqui cuidando da sepultura deles. Eles não estão mais aqui, só a matéria, mas é esse o lugar que foi a última morada deles. E tudo isso tem que ser feito com amor. Temos que levar sempre eles no coração”, disse.
Casal coloca flores em túmulo no Cemitério do Gavião, em São Luís.
Paulo Soares/Grupo Mirante
Oportunidade de lucro
A data também é uma oportunidade para o comércio informal que lucra com a venda de arranjos de flores, velas e outros itens que são usados para prestar homenagens no Dia de Finados.
Desde cedo, em frente ao Cemitério do Gavião, inúmeros vendedores montaram suas bancas nas calçadas. A variedade de produtos é destinada para quem não conseguiu se programar e na última hora, precisa de arranjos de flores ou velas para homenagear seus entes queridos.
Arlete Cantanhede, de 46 anos, vende arranjos de flores há 10 anos em frente ao cemitério
Paulo Soares/Grupo Mirante
Há 10 anos, a lavradora Arlete Cantanhede, de 46 anos, vende arranjos de flores em frente ao cemitério no Dia de Finados. A expectativa é que, nesta quinta-feira, todo o estoque que foi preparado para a data seja vendido até o fim do dia.
“A expectativa é que seja um sucesso. Todos os anos a gente trabalha aqui, tenta fazer uma renda extra e já temos os nossos clientes de todos os anos. É uma data especial e a gente já planta para essa data”, disse.
Movimentação
População visita túmulos no Parque da Saudade, em São Luís
Paulo Soares/Grupo Mirante
Uma movimentação intensa foi registrada no Cemitério Parque da Saudade, no bairro Vinhais, em São Luís. Ainda nas primeiras horas da manhã, muita gente aproveitou o tempo ensolarado para visitar o túmulo de entes queridos e deixar suas homenagens.
Muitas pessoas também aproveitaram o momento para fazer ajustes nos túmulos no cemitério, deixando o espaço limpo para receber as visitas ao longo do dia.
Dentro das capelas do Parque da Saudade e do Cemitério do Gavião, velas foram acessas e orações eram feitas em memória daqueles que já partiram. Ao longo do dia, missas serão realizadas em homenagem a data.
Velas são acesas dentro da capela do Cemitério do Gavião, em São Luís
Paulo Soares/Grupo Mirante
Adicionar aos favoritos o Link permanente.