O que significa o ‘ke ke’ que os gatos fazem? Veterinária explica significado e origem do som


De acordo com a médica veterinária Kelly Costa, de Itapetininga (SP), os gatos são caçadores natos e emitem sons específicos para cada momento, inclusive durante a caça. Gatos são caçadores natos e fazem um som especial quando não conseguem pegar a caça
Special Dog/Divulgação
Você já percebeu as diversas maneiras que os gatos utilizam para se comunicar? Diferentemente dos cachorros, os felinos herdaram a capacidade de emitir diversos sons, como o famoso “ke ke”. Ao g1, uma veterinária explicou a origem e significado deste som dos bichanos.
De acordo com a médica veterinária Kelly Costa, de Itapetininga (SP), os gatos são caçadores natos e emitem sons específicos para cada momento.
“O tremor com a boca e o barulho de ‘ke ke’ são sinais de frustração, indicando que o gato não conseguiu alcançar sua presa. Eles se sentem limitados e frustrados quando não conseguem caçar”, explica a especialista.
Gatos fazem o famoso som para mostrar que não estão felizes após não conseguirem caçar
Meowingtons/Reprodução
Apesar de serem animais domésticos, os gatos herdaram instintos de seus ancestrais e estão sempre procurando uma boa caça, explica a veterinária. “Caçar é muito importante para os gatos. É um método deles ficarem menos estressados”, acrescenta Kelly.
🐁 ‘Presentes’
Além do som característico, os gatos têm o hábito de presentear os tutores com suas presas. Apesar de estranho, o hábito é uma demonstração de carinho, conforme comenta a veterinária Kelly.
“Os gatos costumam trazer a caça para os seus donos como demonstração de afeto. Na selva, predar é uma vitória, então ele quer compartilhar a presa com os seus familiares, que no caso, eles também querem fazer com os seus donos”, salienta.
Cuidados
O ato de caçar pode render surpresa desagradáveis para donos de gatos
Freepik
Se por um lado, o ato de caçar ajuda a evitar o estresse, de outro, pode acarretar em riscos à saúde do animal, comenta a especialista. Isto porque algumas presas podem transmitir doenças e carrapatos, que prejudicam a saúde dos gatos.
Kelly conta que a ambientação do ambiente, a famosa gatificação, ajuda o gato a se distrair de outra forma. “Precisamos oferecer enriquecimento ambiental, como caixas que simulem árvores para eles escalarem e pegarem sua ração, além de brinquedos como penas, bolinhas e ratinhos de brinquedo”, aconselha a veterinária.
“É algo muito importante ter telas, evitando que ele tenha acesso à área externa e diminuindo a caça. É muito importante o enriquecimento alimentar, porque eles são predadores e precisam desse instinto para não terem outros problemas comportamentais”, completa Kelly.
Gatificação cria um ambiente que reduz o estresse dos gatos
Eduardo Durú e Rogério Pedrozo/TV TEM
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.