Assembleia Legislativa do MA aprova reajuste de 11% para servidores, parcelados em 4 vezes


Alguns deputados tentaram reduzir o prazo para o reajuste, mas as propostas foram rejeitadas. Fachada do prédio da Assembleia Legislativa do Maranhão.
Divulgação/Alema
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, nesta quarta-feira (1º), o Projeto de Lei de, autoria do Poder Executivo, que concede reajuste de 11% aos servidores públicos do Estado, porém, em um prazo de 4 anos.
Compartilhe essa notícia no WhatsApp
Compartilhe essa notícia no Telegram
O aumento será escalonado, em quatro parcelas, até julho de 2026:
2,5% a partir do dia 1° de janeiro de 2024
2,5% a partir do dia 1° de julho de 2024
2,5% a partir do dia 1° de julho de 2025
3,5% a partir do dia 1° de julho de 2026
Alguns deputados, como Wellington do Curso (PSC), tentaram fazer com que o aumento ocorresse em um prazo menor, sendo a primeira parcela, de 5,5%, paga em janeiro de 2024, e a segunda, de mesmo percentual, em julho do mesmo ano.
Já o deputado Carlos Lula (PSB) propôs que, havendo incremento na receita estadual, o percentual de reajuste poderia ser aumentado, ou reduzido o prazo de escalonamento.
Porém, as propostas foram rejeitadas.
Reajustes e manifestações
O texto aprovado também prevê um aumento no percentual da gratificação de titulação dos professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e da Universidade Estadual do Sul do Maranhão (UemaSul): de 25% para 30%, para especialistas; de 35% para 40%, para mestres; e de 50% para 60% para doutores.
Neste último caso, serão 55% a partir de 1° de janeiro de 2024, e outros 5% a partir de 1° de julho do mesmo ano.
No entanto, os aumentos, escalonados, desagradaram muitas pessoas que protestaram no saguão principal da Assembleia Legislativa, para acompanhar a votação. A expectativa era de um aumento de 11% já em 2024.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.