Outubro Rosa: muito mais que um mês


Compreendendo a Prevenção, Identificação de Sintomas e Fatores de Risco do Câncer de Mama Mamografia
Freepik
OUTUBRO ROSA — Muito além de um mês
Movimento mundial que celebra o Mês de Conscientização do Câncer de Mama. Criado na década de 1990, tem como símbolo um laço rosa. O objetivo principal é alertar a todos a respeito do câncer de mama e da importância de um diagnóstico precoce.
O câncer de mama é comum no Brasil?
Sim. É o tipo mais comum, depois do câncer de pele não melanoma. Não só no Brasil, mas no mundo. Também é a principal causa de morte em mulheres. São esperados 704 mil casos novos de câncer para o triênio 2023 – 2025. O câncer de mama feminina e o de próstata foram os mais incidentes com 73 mil e 71 mil casos novos, respectivamente.
Você sabe identificar os primeiros sintomas do câncer de mama?
Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor.
Alterações no bico do peito (mamilo).
Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
Também podem ser imperceptíveis. Algumas lesões suspeitas como microcalcificações grosseiras podem ser vistas somente pela mamografia.
O que causa o câncer de mama?
Vários fatores estão relacionados ao aparecimento de Câncer de Mama, portanto não há uma causa ÚNICA. Alguns desses são:
Idade, acima dos 50 anos.
Obesidade e sobrepeso, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, exposição a radiação frequente.
Não ter tido filhos, parar de menstruar após os 55 anos, uso de pílulas anticoncepcionais por tempo prolongado ou reposição hormonal pós menopausa por mais de 5 anos.
História familiar de:» Câncer de ovário. » Câncer de mama em homens. » Câncer de mama em mãe, irmã ou filha, principalmente antes dos 50 anos. (Apenas 5 a 10% dos casos da doença estão relacionados a esses fatores).
O câncer de mama também acomete homens?
Sim, 1% do total de casos de câncer de mama é na população masculina. Normalmente aparece em homens mais velhos, acima de 60 anos e com história familiar positiva para câncer de mama e ovário. Por ser raro, não há recomendação nesse grupo (masculino) de realização de mamografia de rotina.
Como reduzir o risco de desenvolver o Câncer de Mama?
Mantendo o peso corporal adequado, praticar atividade física regularmente e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. A amamentação também é considerada um fator protetor.
Como prevenir ou descobrir a doença de maneira mais precoce?
Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve realizar o exame clínico das mamas além da realização da mamografia anualmente. Mesmo que não tenha sinais ou sintomas! Já mulheres consideradas de alto risco, isto é, aquelas com história de câncer de mama em parentes de primeiro grau devem procurar acompanhamento individualizado.
Responsável Técnico: Dra. Angélica Nogueira Rodrigues CRM 37.003
Adicionar aos favoritos o Link permanente.