Pelo menos 83 pessoas morreram assassinadas durante o 1º semestre no Sul de Minas


Levantamento do G1 aponta homicídios em 41 cidades de janeiro a junho deste ano; Campo Belo lidera ranking negativo com 10 mortes registradas. Pelo menos 83 pessoas morrem assassinadas durante o 1º semestre no Sul de Minas
Arquivo/Helder Almeida
O Sul de Minas registrou pelo menos 83 mortes por homicídios no 1º semestre de 2018. Os dados são de um levantamento inédito do G1, que acompanha as ocorrências registradas na região desde o início do ano. Campo Belo (MG), município de 54 mil habitantes, lidera o ranking de mortes com 10 homicídios registrados em 2018.
As mortes ocorridas no 1º semestre foram registradas em 41 municípios da região. O que chama a atenção é que as menores cidades registraram a maior parte das mortes. Ao todo, 21 municípios com no máximo 20 mil moradores tiveram 27 homicídios registrados.
Cidades com mais homicídios no 1º semestre no Sul de MG
Já as maiores cidades, com mais de 100 mil habitantes, aparecem em seguida com mais crimes. Cidades como Poços de Caldas, Pouso Alegre, Lavras, Passos e Varginha registraram 24 mortes desde o início do ano. A maior delas, Poços de Caldas (MG), registrou sete mortes é a 2ª colocada em número de homicídios da região no ano.
Cidades com população entre 50 mil a 100 mil habitantes e municípios com população entre 20 mil e 50 mil moradores tiveram respectivamente 18 e 14 mortes registradas.
Números do governo
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais, de janeiro a maio deste ano foram registrados 67 homicídios nas regionais de segurança de Lavras, Pouso Alegre e Poços de Caldas. No mesmo período do ano passado, conforme a secretaria, tinham sido 83 homicídios registrados no período, queda de 19,2%.
Números abaixo da média do estado
Embora o número de mortes por crimes violentos se aproxime a 100 no ano no Sul de Minas, a taxa de homicídios registrada no 1º semestre do ano na região é considerada baixa em relação aos números nacionais e do estado. Com uma população de 2,9 milhões de habitantes, distribuídos em 163 cidades, o Sul de Minas teve nos primeiros seis meses do ano uma taxa equivalente a 2,9 homicídios para cada 100 mil habitantes.
Conforme números divulgados no mês passado pelo Atlas da Violência, elaborado pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública com dados do Ministério da Saúde de 2016, a taxa de homicídios no Brasil chegou a 30 assassinatos para cada 100 mil habitantes. Já conforme o estudo, Minas Gerais teve no mesmo ano, taxa de 22 assassinatos para cada 100 mil habitantes, a 4ª menor entre todos os estados brasileiros.
Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.