PF prende três pessoas após conflito dentro de reserva indígena em Cacique Doble


Onda de confrontos ocorrem desde agosto de 2022, quando dois grupos rivais se desentenderam em relação à escolha de um novo cacique. De lá para cá, uma pessoa morreu e outras ficaram feridas. Três pessoas são presas em operação na terra indígena de Cacique Doble
A Polícia Federal (PF) prendeu preventivamente, nesta terça-feira (31), três pessoas suspeitas de estarem envolvidas em um conflito armado que aconteceu durante a madrugada dentro de uma reserva indígena na cidade de Cacique Doble, no Norte do Rio Grande do Sul. As identidades delas não foram divulgadas pela PF.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RS no WhatsApp
Conforme a PF, agentes cumpriam 58 ordens judiciais no local e em uma terra indígena no município de Caseiros. Entre os mandados, 44 eram de busca e apreensão, além de 14 de prisão preventiva.
A PF explica que há uma “onda de conflitos” na reserva indígena que começou no início de agosto de 2022, quando quatro indígenas foram baleados e uma quinta morreu durante um confronto entre dois grupos rivais. Na ocasião, três membros da chefia da reserva foram presos preventivamente.
LEIA TAMBÉM
Em março, cinco pessoas haviam sido presa após conflitos em Cacique Doble
Conforme o delegado Iuri de Oliveira, responsável pela investigação, uma nova chefia foi estabelecida, mas os conflitos persistiram. Entre eles, tentativas de homicídio, lesões corporais, danos, porte ilegal de arma de fogo, ameaças e indícios de formação de milícias privadas.
“Alguns indígenas contrários ao cacicado anterior elegeram outro cacique. Isso gerou conflito entre os dois lados – do antigo cacique e do novo. Houve hostilidades. Os dois grupos se armaram. Uma pessoa morreu em agosto deste ano [em consequência do conflito]”, conta o delegado Oliveira.
Policiais da Força Nacional de Segurança Pública estão na reserva para reforçar o patrulhamento na região. Para garantir a segurança da população, houve o fechamento temporário de uma escola indígena e também de um posto de saúde indígena.
PF prendeu três pessoas após conflito em reserva indígena de Cacique Doble
Polícia Federal/Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.