Vendas do primeiro fim de semana da Feira do Livro de Porto Alegre superam mesmo período do ano passado; veja números


Números, superiores ao mesmo período da edição passada, foram divulgados pela organização do evento nesta terça-feira (31). A 69ª edição da Feira do Livro vai até 15 de novembro no Centro Histórico da Capital. Feira do Livro de Porto Alegre registra crescimento na participação de autores
A organização da Feira do Livro de Porto Alegre divulgou nesta terça-feira (31) que o primeiro fim de semana da 69ª edição do evento vendeu cerca de 32 mil livros para os visitantes. De acordo com a Câmara Riograndense do Livro, a cifra é superior à marca alcançada no mesmo período da edição em 2022, quando pouco mais de 25 mil exemplares foram vendidos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RS no WhatsApp
Confira 5 motivos que fazem da Feira do Livro de Porto Alegre uma das maiores e mais populares festas literárias do Brasil
Serão 650 sessões de autógrafos realizadas na estrutura da Feira do Livro, montada principalmente na Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre. Todas serão de lançamentos editoriais. O número de expositores também aumentou em comparação à edição do ano passado – serão 75, três a mais do que em 2022.
“Eu acredito que há uma demanda reprimida. A gente teve dois anos de pandemia, aí veio a edição do ano passado, que foi a retomada. Muita gente começou a escrever durante a pandemia e isso vem crescendo. E realmente, é um fenômeno, porque as outras feiras e bienais não têm tantas sessões de autógrafos”, comentou Maximiliano Ledur, presidente da Câmara Riograndense do Livro.
O número de autores que visitarão a 69ª edição da Feira do Livro também aumentou significativamente em comparação à 2022: serão 375 escritores, uma alta de mais de 200% em relação à última Feira, quando 117 autores foram à Praça da Alfândega.
De acordo com a organização da Feira do Livro, o custeio da vinda de autores para a programação varia de caso a caso. Por vezes, a vinda de escritores – serão ao menos 12 autores internacionais e 35 de outras regiões do Brasil – são custeadas por editoras, mas isso não acontece em todas as participações. Em agosto, a organização do evento havia solicitado ao governo do estado R$ 199,6 mil para o pagamento de cachês e artistas, repasse garantido pelo Piratini. O orçamento da Feira é estimado em R$ 3,5 milhões.
Serviço
O quê: 69ª Feira do Livro de Porto Alegre
Quando: desta sexta (27) até 15 de novembro, das 10h às 20h
Onde: Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre (há atrações que vão ocorrer em lugares próximos da praça no Centro)
Tema: “Quem lê, sabe o caminho”
Patrono: Tabajara Ruas, escritor e cineasta
*Com supervisão de Janaína Lopes
Movimento foi positivo no primeiro fim de semana da Feira do Livro de Porto Alegre
Reprodução / RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.