Enxurrada arrasta mais de 50 pontes em Pitanga; comunidades estão isoladas e há 400 pessoas desalojadas


Cidade está em situação de emergência decretada desde 11 de outubro. Retorno das fortes chuvas no fim de semana afetou 1.200 pessoas. Mais de 1.200 pessoas foram afetas pelas fortes chuvas dos últimos dias em Pitanga, diz Defesa Civil
Reprodução/RPC
O retorno das fortes chuvas no domingo (30) fez a correnteza do Rio Pitanga arrastar mais de 50 pontes da cidade de Pitanga, na região central do Paraná. De acordo com a prefeitura municipal, há comunidades isoladas.
Dados divulgados pela Defesa Civil às 11h30 desta segunda-feira (30) apontam que pelo menos 1.200 pessoas foram atingidas. 447 pessoas tiveram que sair de casa: 400 estão refugiadas na casa de parentes ou amigos e 47 não tem para onde ir.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Este foi o segundo temporal do mês que causou estragos na cidade. No dia 11 de outubro, a prefeitura e o Governo do Estado decretaram situação de emergência em Pitanga.
Nesta segunda-feira (30) as aulas da rede municipal de ensino foram canceladas.
Parte da cidade está sem água. Segundo a Sanepar, o sistema de abastecimento deve normalizar, de forma gradativa, ao longo da semana.
De acordo com informações do Climatempo, apenas no domingo (29) choveram 145,9 mm em Pitanga. A média histórica para todo o mês de outubro é 184,6 mm.
Os dados também apontam que, dos 30 dias de outubro de 2023, choveu em 17. No total, o acumulado do mês é de 410,6 mm, aponta o Climatempo.
Enchente afeta 80 comunidades em Pitanga
LEIA TAMBÉM:
Estradas: Veja rodovias do Paraná com bloqueios após temporais
Foz do Iguaçu: Cataratas do Iguaçu registram 2ª maior vazão da história
VÍDEO: Tornado arranca cobertura de galpão no Paraná
Mais de 1.200 pessoas foram afetas pelas fortes chuvas dos últimos dias em Pitanga, diz Defesa Civil
Reprodução/RPC
Vídeos mais assistidos do g1 PR
Leia mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul
Adicionar aos favoritos o Link permanente.