Ponta Grossa bate médias do país na Educação em tempo integral


Política de ensino defendida por especialistas atinge números elevados na Rede Municipal de Ensino 78% dos alunos com até 10 anos já são atendidos em tempo integral em Ponta Grossa
Divulgação
A Educação em tempo integral é uma das principais medidas para elevar a qualidade do ensino no Brasil e uma das principais políticas públicas para a área da educação. Em Ponta Grossa, 78% dos alunos com até 10 anos já são atendidos pela Prefeitura em tempo integral, nos Centros Municipais de Educação Infantil e nas Escolas Municipais – da creche até o 5º ano do Ensino Fundamental.
O número se destaca perante as médias nacionais. Para o período da creche (0-3 anos), das crianças atendidas, a média nacional é de 56,8% de atendimento em tempo integral e de 100% em Ponta Grossa.
Já na fase da Pré-escola (4 e 5 anos), a média nacional de atendimento integral é de 12,2%, sendo de 86% em Ponta Grossa. Para o Ensino Fundamental (6 a 10 anos), a média é de 11,4% no país, enquanto a de Ponta Grossa é de 70,5%.
No município, que atende cerca de 32 mil alunos, 13.280 estudantes vão à escola em tempo integral no Ensino Fundamental e outros 11.067 na Educação Infantil. Os alunos e alunas têm acesso à jornada ampliada, com oito horas diárias de atividades, currículo ampliado nas disciplinas básicas, com mais tempo de estudo, lazer, brincadeiras, alimentação de qualidade com cardápio preparado por nutricionistas, de acordo com as normas do Plano Nacional de Alimentação Escolar.
A Rede Municipal também desenvolve atividades que envolvem esportes, arte, cultura, alfabetização tecnológica – por meio dos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LAC) –, entre outros projetos em diversas áreas do conhecimento.
Enquanto no Brasil as cidades enfrentam muitas dificuldades para implantar o Ensino Integral, todos os índices de Ponta Grossa estão acima da média. Defendida por especialistas do Ministério da Educação, a proposta do MEC é a ampliação do ensino em tempo integral, em todas as séries da rede pública de ensino do país.
A meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é atingir, nos próximos quatro anos, a marca de 25% das matrículas de Ensino Fundamental no Brasil em tempo integral – meta já superada pelo município de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Já a meta de Ponta Grossa é atender 90% de todos os matriculados em tempo integral.
Comparativos da Educação em tempo integral
Creche (0-3 anos)
Média Brasil: 56,8%
Ponta Grossa: 100%
Pré-escola (4 e 5 anos)
Média Brasil: 12,2%
Ponta Grossa: 86%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)
Média Brasil: 11,4%
Ponta Grossa: 70,5%
Fonte: Inep/Censo Escolar 2018-2022 e SME
Adicionar aos favoritos o Link permanente.