‘Tensa, mas confiante’, diz mãe de Jeff Machado sobre 1ª audiência contra acusados de matar ator de SC no RJ


Sessão ocorre na tarde desta sexta-feira, no Rio de Janeiro. Irmão da vítima também será ouvido. Veja galeria de fotos do ator Jefferson Machado
A mãe do ator Jefferson Machado Costa, Maria das Dores, prepara-se, na manhã desta sexta-feira (27), para a primeira audiência do processo sobre a morte do filho, encontrado morto em maio deste ano. A sessão ocorre à tarde, a partir das 13h.
“Estou um pouco tensa, mas confiante na providência divina. Que eu tenha a clareza para falar tudo que sei da situação que meu filho viveu nas mãos de psicopatas”, disse a mãe.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santa Catarina no WhatsApp
Jeff Machado é de Santa Catarina, mas havia desaparecido no Rio de Janeiro, onde morava, no final de janeiro. O corpo dele foi encontrado em maio, concretado em um baú enterrado em uma casa no estado fluminense. Dois homens foram denunciados pelo Ministério Público acusados de envolvimento na morte.
Maria da Dores e Jefferson Machado
Reprodução/Redes sociais
“Vou firme com força e fé, até que este assassino tenha a pena máxima”, continuou a mãe. Na manhã desta sexta, ela se encontra com o advogado. Além dela, o irmão de Jeff também está previsto para ser ouvido.
MPRJ denuncia dois homens envolvidos na morte de Jeff Machado
Nesta primeira audiência, começam a ser ouvidas as testemunhas convocadas pelo Ministério Público, entre elas a mãe e o irmão de Jeff. Ao todo, o MP convocou 18 testemunhas.
Jeff e a família são de Araranguá, no Sul de Santa Catarina.
Denúncia
O Ministério Público ofereceu denúncia pelos seguintes crimes:
homicídio quadruplamente qualificado (motivo torpe, emprego de asfixia, uso de recurso que impediu a defesa da vítima e para ter vantagem de outro crime);
ocultação de cadáver ;
estelionato;
crimes patrimoniais contra o espólio do ator (saques, tentativa de venda do carro e da casa, compras com cartão de crédito);
invasão de dispositivo eletrônico;
falsa identidade (por se passar por Jeff Machado);
maus-tratos aos animais.
Apenas um dos réus, Bruno Rodrigues, deve responder por todas essas imputações, já que estava em todas as ações. O outro homem, Jeander Vinicius da Silva Braga, é acusado de homicídio, ocultação de cadáver e maus-tratos a animais.
De acordo com a denúncia, no dia 23 de janeiro deste ano, na casa de Jeff, Bruno ministrou substância entorpecente na bebida do ator, para, na sequência, estrangulá-lo com um cabo de aparelho de telefone, provocando a morte.
Jefferson Machado Costa, ator catarinense desaparecido no Rio de Janeiro
Reprodução/Redes sociais
A motivação para o crime teria sido a falsa promessa de conseguir uma vaga para o ator em uma emissora de televisão, mediante R$ 18 mil. Após o dinheiro não ser devolvido e tampouco a contratação, Bruno matou a vítima.
Dias depois do homicídio, a investigação demonstrou que Bruno de Souza se passou por Jefferson e utilizou a senha do cartão de crédito dele para efetuar compras em estabelecimentos comerciais e anunciou a venda do carro da vítima em agências de automóveis. Houve ainda invasão ao telefone da vítima, por meio do qual Bruno se atribuiu falsa identidade para manter diálogos com familiares e amigos da vítima, além de terceiros, para benefício próprio.
A denúncia descreve também que os acusados praticaram maus-tratos contra animais domésticos ao abandonarem oito cães de raça pertencentes ao ator, em um terreno vazio, sem alimentação e cuidados de higiene. Dois animais morreram e um desapareceu.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santa Catarina no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.