Atual vice é eleito reitor da Universidade Estadual de Roraima


Arquiteto e doutor em Ciências Sociais, Cláudio Travassos Delicato foi eleito com 54,55 pontos entre todos os votos válidos. Ele assume no lugar de Regys Odlare Lima de Freitas, que está há oito anos consecutivos na função. Cláudio Delicato e Edson Damas fazem parte da Chapa 1 – Gestão e Inovação
Divulgação
O atual vice, Cláudio Travassos Delicato, foi eleito novo reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR) nessa quinta-feira (26). O procurador aposentado do Ministério Público de Roraima (MPRR), Edson Damas, compõe a chapa vencedora como vice-reitor. A professora Ênia Ferst ficou em segundo lugar.
Cláudio obteve 54,55 pontos entre todos os votos válidos. Ele recebeu 200 votos de alunos, 92 de técnicos e 69 de professores. Ele deve assumir a gestão no lugar de Regys Odlare Lima de Freitas, que comanda a instituição há oito anos consecutivos. O mandato é de quatro anos – 2024 a 2027.
Nas eleições para reitor na UERR, os pesos dos votos são diferentes: professores correspondem a 70%, técnicos administrativos a 20% e os alunos terão peso de 10%.
Em segundo lugar, a professora Ênia Ferst ficou com 28,16 pontos. Embora ela tenha conseguido 451 votos entre os alunos — mais que o dobro da chapa vencedora — ela perdeu entre os docentes, com 42 votos. O professor Elialdo Rodrigues ficou em terceiro com 17,29.
Dos 2.127 eleitores aptos, 1.079 votaram. Ao todo, foram 1.048 abstenções, quase 50% do eleitores da UERR não votaram. Foram registrados quatro votos em branco e 10 votos nulos. A eleição em meio ao ataque cibernético que o site da instituição sofreu. A votação foi online, mas, segundo a instituição, não comprometeu o site da votação.
A então candidata, professora Enia Ferst procurou o g1 e disse que havia relatos de professores e alunos que não conseguiram votar porque aparece a mensagem “login ou senha inválidos” mesmo estando com o nome na lista de eleitores aptos a votar.
O novo reitor é doutor em Ciências Sociais pela da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e também é graduado em Ciências Sociais e Filosofia pela UNESP.
Cláudio também é professor do Programa de Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania na UERR.
O vice-reitor eleitor, Edson Damas é procurador aposentado do Ministério Público de Roraima (MPRR). Também é professor da UERR. Damas é mestre e doutor em Direito Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), e tem mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele é formado em direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (FDC).
Relatório de votação
A votação ocorreu das 8h às 20h. O sistema eleitoral, segundo a UERR, gerou um relatório com o resultado preliminar da eleição, anunciado em sessão pública com a presença de representantes de todas as chapas. Depois de prazo de três dias úteis para recursos, a comissão eleitoral vai proclamar o resultado final, que posteriormente é encaminhado para o Conuni (Conselho Universitário).
O conselho deve convocar uma sessão extraordinária para proceder o encaminhamento de uma lista tríplice para o governador Antonio Denarium que conclui o processo nomeando reitor e vice-reitor.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.