Projeto ‘Bombeiro Sênior’ valoriza 3ª idade com atividades inclusivas em Divinópolis; veja como participar


A iniciativa, que atualmente atende 56 idosos, oferece atividades físicas, cursos e participação em eventos, com objetivo de mantê-los ativos e saudáveis. ‘Bombeiro Sênior’: projeto em Divinópolis transforma vidas de pessoas acima de 60 anos
Há 18 anos, o projeto ‘Bombeiro Sênior’, idealizado pelo 10º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), é exemplo de inclusão social e valorização da terceira idade em Divinópolis.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
A iniciativa, que atualmente atende 56 idosos, oferece atividades físicas, cursos e participação em eventos com o objetivo de mantê-los ativos e saudáveis.
O casal de aposentados Yolanda Xavier e Francisco Xavier, juntos há 58 anos, participam do projeto há 5 anos. Segundo eles, é uma oportunidade de ficarem ainda mais próximos, além de reforçar o companheirismo e união.
“Para nós, idosos, é de um valor imenso porque é raro encontrar um espaço onde possamos nos exercitar, conviver com pessoas da nossa idade e trocar experiências. Aqui, a gente aprende, se sente acolhido e, acima de tudo, valorizado. Não há palavras que possam expressar o quanto esse projeto significa para nós”, compartilhou Yolanda.
Projeto Bombeiro Sênior em Divinópolis
Reprodução/TV Integração
Integração na 3ª idade
O projeto começou em 2006 e, desde então, três vezes por semana os participantes se reúnem no centro de treinamento do 10º batalhão para realização de atividades físicas e desenvolvimento de habilidades, como primeiros socorros, uso básico de tecnologia e prevenção de acidentes domésticos.
Além disso, os idosos representam a corporação em eventos, como campanhas de conscientização e desfiles cívicos.
“É um momento de confraternização, de lazer, de fortalecimento físico e mental das pessoas que participam. Para elas é essencial e para a gente também. O Corpo de Bombeiros gosta muito desse projeto”, destacou o aspirante André Lucas Sousa.
O projeto recebe apoio de parceiros, como faculdades e empresas, que contribuem com uniformes e cursos. A corporação busca expandir o atendimento devido à crescente demanda e conta com o auxílio de patrocinadores para manter a estrutura necessária.
Projeto Bombeiro Sênior já atendeu centenas de idosos em Divinópolis
Reprodução/TV Integração
Projeto Bombeiro Sênior tem 18 anos de atuação em Divinópolis
Reprodução/TV Integração
Como participar
Idosos acima de 60 anos podem se cadastrar na lista de espera no 10º BBM, após uma avaliação médica. Para ajudar a manter o projeto ativo, interessados em apoiar a iniciativa também podem entrar em contato com o batalhão pelo telefone: (37) 3690-3916.
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.