Volume do reservatório de Furnas apresenta queda desde abril e chega a 30%


Levantamento da Eletrobras apontou que quantidade de água em um dos lagos mais importantes da região teve baixa após estiagem dos últimos meses. Volume do reservatório de Furnas apresenta queda desde abril e chega a 30%
O volume de água do reservatório de Furnas abaixou até cerca de 30% neste mês. A baixa apontada pela Eletrobras tem relação com a estiagem dos últimos meses e não acontecia desde dezembro de 2021.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
A falta de água apontada impacta diretamente a comunidade que depende das águas de Furnas. Este é o caso do pescador profissional Deivis Fernandes Correa, que mora em Campo do Meio (MG).
“Quando a água estava bem cheia mesmo aqui, era cheio de jet-ski, de moto aquática e ficava cheio de pescadores. Eu pegava muito peixe aqui”, conta.
Volume do reservatório de Furnas apresenta queda desde abril e chega a 30%
Reprodução EPTV
Além da escassez de peixes, Deivis afirma ter dificuldades para deslocar a canoa durante a pesca. Ele conta que tem gastado mais gasolina com o motor e o aparecimento de tocos aumenta o risco de acidentes.
“Eu já quebrei o pé do meu motor, bati num toco e fica muito perigoso mesmo”, afirma.
Apesar da alta de 76% do seu volume útil até abril deste ano, a estiagem dos últimos meses abaixou muito o reservatório. Em agosto, a quantidade ficou abaixo dos 50% e, em setembro, dos 40%.
Conforme o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por regular a abertura das comportas, estão sendo feitas as manobras necessárias para manter o sistema elétrico nacional funcionando regularmente.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.