Em menos de dois minutos, deputados reelegem Roberto Cidade para presidir Aleam pela 3ª vez


Votação ocorre menos de dois dias após ministro do STF mandar parlamentares refazerem pleito que reelegeu deputado para um novo mandato. Em menos de dois minutos, deputados reelegem Roberto Cidade para presidir Aleam pela 3ª vez.
Rodrigo Brelaz
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) reelegeu para presidir a casa pela 3ª vez o deputado Roberto Cidade, em uma votação que durou menos de dois minutos. O pleito ocorreu nesta quarta-feira (30), menos de dois dias após o ministro Cristiano Zanin, do STF, mandar os parlamentares refazerem o pleito que elegeu Cidade para um novo mandato.
O g1 entrou em contato com a Assembleia Legislativa do Amazonas, mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta.
O imbróglio começou em setembro deste ano, após o partido Novo ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que questiona uma mudança feita pelos deputados na constituição da Aleam e do Amazonas e que passou a permitir que Cidade fosse conduzido para um terceiro mandato, com dois anos de antecedência. Com isso, Cidade ficará a frente da casa até fevereiro de 2027.
Na segunda-feira (28), o relator da ação, o ministro Zanin, mandou suspender a votação que reelegeu Cidade. A medida veio após um parecer da Procuradoria Geral da República (PGR), que questionou o pleito. A própria PGR também ingressou com uma ADI no STF questionando a medida.
Nesta quarta, no entanto, os deputados voltaram a fazer uma votação para eleger a nova mesa diretora da casa para a legislatura que começa em 2025. Em menos de dois minutos, eles reconduziram Cidade ao cargo, mesmo após a decisão do STF.
Dos 24 deputados presentes na sessão, 22 votaram favorável à reeleição de Roberto Cidade. Apenas o deputado Daniel Almeida (Avante) votou contrário.
Veja como fica a composição da Aleam a partir de 2025:
Presidente: Deputado Roberto Cidade
1º vice-presidente: Deputado Adjunto Afonso
2º vice-presidente: Deputado Abdala Fraxe
3º vice-presidente: Deputada Joana D’arc
Secretário-geral: Deputada Alessandra Campelo
1º secretário: Deputado Delegado Péricles
2º secretário: Deputado Cabo Maciel
3º secretário: Deputado João Luiz
Corregedor: Deputado Sinésio Campos
Ouvidor: Deputado Felipe Souza
Após a votação, Cidade agradeceu aos deputados o apoio à reeleição e disse que é um político do diálogo e da construção.
“Eu quero dizer pra vocês que eu tenho muito orgulho de fazer parte da 20ª legislatura e da 19ª legislatura, porque hoje, aqui, eu construí amigos. Respeito todas as divergências, inclusive, muito obrigado deputado Daniel Almeida pelo voto contrário e pela postura ética, mas vamos seguir da mesma forma, conversando, dialogando, fazendo entregas para o povo do Amazonas”.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.