Setor de duas rodas do Polo Industrial de Manaus registra melhor desempenho em 12 anos


Produção de motocicletas cresce 19,4% até setembro, impulsionando a economia local e gerando milhares de empregos Avanço no setor de duas rodas gerou resultados positivos para empresas no Polo Industrial de Manaus
Camila Henriques
Entre janeiro e setembro, o setor de duas rodas no Polo Industrial de Manaus registrou seu melhor desempenho em 12 anos. A alta na produção e vendas de motocicletas beneficia a economia local e nacional, além de aumentar a oferta de empregos. Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Similares (Abraciclo).
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A motociclista Pamela Smith afirma que a moto é mais do que um meio de transporte, é uma fonte de renda. “Consigo conciliar o trabalho com os cuidados com minhas filhas, fazendo pausas ao longo do dia”, explica. Para Luzianny Mayra, outra motociclista, a moto traz economia. “Ela é flex e tem um custo-benefício muito bom”, destaca.
Até setembro, as vendas de motocicletas somaram 1,4 milhão de unidades, uma alta de 19,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O crescimento nas vendas acompanha o aumento na produção, que superou 1 milhão de unidades no mesmo período, segundo a Abraciclo.
Esse avanço gerou resultados positivos para empresas no Polo Industrial de Manaus. O gerente de Relações Institucionais da Yamaha, Rafael Lourenço, comenta o saldo positivo.
“Inicialmente, projetamos produzir 1,69 milhão de motocicletas, mas já revisamos esse número para 1,72 milhão”.
Julio Koga, vice-presidente industrial da Moto Honda, afirma que a demanda crescente por motocicletas impulsionou contratações. “Desde 2018, contratamos mais de 3 mil pessoas”, disse.
O Polo de Duas Rodas em Manaus concentra mais de 95% da produção nacional de motocicletas e gera quase 20 mil empregos diretos, além de mais de 150 mil empregos em todo o Brasil.
O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, destacou a importância do setor. “O setor de motocicletas impacta a economia nacional, levando nossos produtos de norte a sul do país”.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.