Universidade Estadual de Roraima tem três candidatos na disputa à reitoria; veja quem são


Eleição para escolha dos novos reitor e vice ocorre nesta quinta-feira (26) de forma online. Nomeada pelo governador, próxima pessoa a comandar a UERR assume no lugar de Regys Odlare Lima de Freitas, que está há oito anos consecutivos na função. Candidatos à reitoria da UERR (da esquerda para a direita): Cláudio Travassos Delicato, Elialdo de Oliveira e Enia Ferst
Divulgação
A Universidade Estadual de Roraima está com processo eleitoral em andamento para escolha do novo reitor e vice-reitor. A pessoa eleita ao cargo de reitor assume o lugar de Regys Odlare Lima de Freitas, que comanda a instituição há oito anos consecutivos. As eleições ocorrem nesta quinta-feira (26).
Três chapas concorrem aos dois postos mais altos da UERR (em ordem alfabética pelo nome dos candidatos a reitor):
“Gestão e Inovação”, encabeçada por Cláudio Travassos Delicato, atual vice reitor de Regys. Cláudio é arquiteto e doutor em Ciências Sociais;
“Humana e Transparente”, encabeçada pelo filósofo e pós-doutor em Educação, Elialdo de Oliveira;
“Renovação Já”, encabeçada pela pedagoga e doutora em Educação em Ciências e Matemática, Enia Ferst
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Roraima no WhatsApp
A eleição é para escolher a gestão da UERR pelos próximos quatro anos – 2024 a 2027 e ocorre de forma on-line, no site de eleições da UERR, das 8h às 20h no dia 26 de outubro.
Ao todo, 160 professores, 114 técnicos administrativos e 1.853 alunos estão aptos a votar pela escolha do novo reitor e vice. A votação é facultativa, individual e secreta.
Cada voto corresponde a um peso diferente na votação: professores correspondem a 70%, técnicos administrativos a 20% e os alunos terão peso de 10%.
Após a votação, a Comissão Eleitoral da UERR leva o nome do eleito para reunião no Conselho Universitário, é feita uma lista tríplice e enviada ao governador, que nomeia, de fato, o novo reitor e vice da instituição. Esta é a terceira vez que a UERR faz eleição para escolha de reitor – nas duas anteriores, Regys foi o eleito.
Abaixo, em ordem alfabética, o perfil e propostas das chapas
“Gestão e Inovação”
A chapa “Gestão e Inovação” e inovação tem como candidatos os professores da UERR Cláudio Travassos Delicato, candidato a reitor, e Edson Damas, como vice.
Quem é Cláudio Travassos Delicato?
Cláudio Delicato e Edson Damas fazem parte da Chapa 1 – Gestão e Inovação
Divulgação
Cláudio Travassos Delicato é o atual vice-reitor da UERR. Além disso, é doutor em Ciências Sociais pela da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e também é graduado em Ciências Sociais e Filosofia pela UNESP. Cláudio também é professor do Programa de Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania na UERR.
O candidato a vice-reitor é o procurador do Ministério Públido de Roraima (MPRR), Edson Damas, também professor da UERR. Damas é mestre e doutor em Direito Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), e tem mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele é formado em direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (FDC).
Principais propostas de Cláudio e Edson:
“Manter a oferta de vestibulares regulares e ampliar as formas de ingresso; aproximar a Universidade da Educação Básica, fortalecer o Programa de Nivelamento da UERR a fim de suprimir as deficiências de conhecimento de conteúdos básicos necessários para o desenvolvimento de competências e habilidades acadêmicas; diminuir os índices de evasão e retenção dos cursos de graduação; criar as condições necessárias para a implantação de novos cursos de graduação e a implantação de cursos híbridos; fortalecer a política de Ensino a Distância na UERR de forma a suprir a necessidade de oferta de Ensino Superior nas mais diversas localidades do Estado de Roraima; atualizar e buscar novas parcerias para a realização de estágios curriculares e não-curriculares; fortalecer a política institucional de acessibilidade e inclusão, com a ampliação de atividades de capacitação do corpo docente e administrativo para o atendimento a alunos com deficiência e implantar metodologias de ensino ativas, estruturadas com ênfase na tecnologia disponível, incentivando a disponibilidade de conteúdos das disciplinas em sistema híbridos; manter uma política de atualização curricular permanente e aprimoramento dos projetos pedagógicos dos cursos.”
“Humana e Transparente”
A chapa “Humana e Transparente” tem como candidatos os professores da UERR Elialdo de Oliveira, candidato a reitor, e Jairzinho Rabelo, como vice.
Elialdo de Oliveira e Jairzinho Rabelo compõe a chapa 3 – Humana e Transparente.
Divulgação
Elialdo de Oliveira foi responsável pela implantação do curso de Sociologia na UERR, sendo o primeiro coordenador do curso. Ele é mestre em Educação reconhecido pela Universidade Cândido Mendes (UNESA), mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Ao lado de Elialdo, como candidato a vice-reitor está o professor Jairzinho Rabelo, doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e mestre em Letras pela UFRR. Atualmente Jairzinho é professor da educação básica da Secretaria Estadual de Educação e Desporto e também do curso de Letras da UERR.
Principais propostas de Elialdo e Jairzinho:
“A UERR deve fundamentar sólidos investimentos no tripé universitário, compromisso, lisura e transparência da gestão e, fundamentalmente, comprometer-se com uma gestão participativa que envolva toda comunidade acadêmica. Todavia, faz-se necessário uma discussão participativa sobre o aumento na oferta de cursos de graduação e pós-graduação na capital e no interior do Estado, bem como, fazer investimentos consideráveis, gradativos e prudentes no tripé da UERR, pois projetar a instituição para tais reconhecimentos somente exige uma gestão comprometida com seus servidores e a comunidade acadêmica. A expansão acadêmica da UERR deve ocorrer valorizando o que há de mais importante na instituição, as pessoas: docentes, técnicos administrativos e discentes. Portanto, é necessário alinhar a UERR por meio de um planejamento participativo estratégico, sistemático e cauteloso, que aponte, no médio e longo prazo, para seu desenvolvimento educacional.”
“Renovação Já”
A chapa “Renovação Já” tem como candidatas as professoras Enia Ferst, candidata a reitora, e Iris Ramírez, como vice.
Enia Ferst e Iris Ramírez fazem parte da chapa 2 – Renovação Já
Divulgação
Enia Ferst é doutora em Educação em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e licenciada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Enia também atua como Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UERR e também é conselheira do Conselho Estadual de Educação de Roraima.
A candidata a vice-reitora Iris Ramírez é licenciada em Letras pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e em Pedagogia pela Faculdade Roraimense de Ensino Superior (Fares). Iris também é formada em Administração e Direito pela Faculdade Cathedral. É professora efetiva do curso de Letras da UERR e mestre em Educação pela UERR.
Principais propostas de Enia e Iris:
“Desenvolvimento na excelência do ensino, primando pelo desenvolvimento de práticas educativas inovadoras, fortalecendo a relação com a sociedade, onde defende-se o processo democrático, a ciência, a educação pública, o educando e o educador. Excelência no desenvolvimento da pesquisa por meio de projetos e programas que visem a construção de ações inovadoras, criativas comprometidas com o desenvolvimento econômico, sociocultural, tecnológico e ambiental da região. Excelência nas ações de extensão por meio de sua integração com os Projetos Pedagógicos dos cursos e da relação com a sociedade com intuito de promover o desenvolvimento de programas e projetos que visem ações afirmativas, socioculturais, políticas e ambientais. Promover a excelência na administração, por meio de uma gestão democrática, coletiva, transparente e participativa, utilizando conceitos inovadores que garantam o resgate da confiança da população roraimense na instituição.”
O processo eleitoral da UERR ocorre desde o dia 21 de setembro deste ano, quando o edital foi publicado. Criada em 2005, há 18 anos, a UERR tem cinco campi: Boa Vista , no bairro Canarinho; Excelência Aplicada à Educação, no bairro Silvio Botelho, zona Oeste; além de Caracaraí, Rorainópolis e São João da Baliza. A instituição tem 24 cursos de graduação; 15 cursos de pós-graduação, sendo oito especializações, quatro mestrados e três doutorados.
*Estagiária sob supervisão e edição de Valéria Oliveira
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.