Cresce 126% o número de doses da vacina contra Covid-19 aplicadas em Campinas; entenda


Secretaria de Saúde vê influência da campanha de multivacinação para crianças e adolescentes no aumento da procura pelo imunizante por adultos. Aumenta a procura por vacina contra a Covid-19 em Campinas
Aumentou em 126,6% o número de doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas em Campinas (SP) na comparação entre a última semana de setembro e a primeira de outubro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde há dois fatores que ajudam a explicar o crescimento:
A campanha de multivacinação para crianças e adolescentes, quando os adultos aproveitam para receber as doses contra a Covid-19;
Notificação de novos casos: ao saber de uma pessoa infectada, o morador vai à rede de saúde procurar pela dose.
Números do painel de monitoramento de síndromes respiratórias de Campinas apontam que houve crescimento no total de casos leves a partir do final de julho.
😷 Considerando a data dos primeiros sintomas e/ou notificação, Campinas registrou na semana do dia 15 de outubro o total de 557 casos leves de Covid-19, e sete graves. Na semana anterior foram 452 ocorrências leves e 11 graves, por exemplo.
Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
“Nós temos percebido um aumento na circulação do vírus da Covid-19 desde o final de setembro. Era uma tendência, mas não tinha certeza se iria se manter ou não. E temos observado que sim. Estamos tendo mais casos positivo de infecção pela Covid-19, sendo a maior parte dos casos como sempre foi, de uma forma leve”, explica Valéria Almeida, infectologista da Secretaria de Saúde de Campinas.

Segundo a infectologista, o vírus em circulação é mais um que causa infecção respiratória, apresentando um quadro semelhante a gripe, com dor de garganta e irritação das vias aéreas, por exemplo.
“O que é importante é que as pessoas saibam que elas precisam ter uma dose de reforço da vacina bivalente, que é a que protege contra a cepa ômicron”, completa.
Analisando o ano de 2023, no entanto, o período entre os meses de fevereiro e março registrou um número de casos notificados de Covid-19 em Campinas maior que o atual momento.
Aumento de 126% nas vacinas 💉
A Prefeitura de Campinas vê no estímulo à vacinação, por meio da campanha de atualização da carteirinha de crianças e adolescentes, um dos grandes motivos para aumento na procura pelas doses contra Covid-19 – disponível nos 67 postos de saúde do município, sem necessidade de agendamento.
Na última semana de setembro foram aplicadas 1.645 doses do imunizante, contra 3.728 na primeira semana de outubro, que coincidiu com o início da campanha de multivacinação. O aumento nesse comparativo foi de 126,6%.
Shopping em Campinas recebe ação especial de vacinação para crianças e adultos até sábado
Vacinação de Covid-19 na região de Campinas
Reprodução/EPTV
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, houve uma queda na semana de 8 de outubro, em virtude do feriadão de Nossa Senhora Aparecida e de comemoração do Dia das Crianças. Nesse período foram aplicadas 1.193 doses.
O volume de atendimento voltou ao patamar do início de outubro na semana do dia 15, quando a rede administrou 3.244 doses da vacina contra Covid-19.
Campanha de vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta quinta-feira (26) uma ação especial da campanha de multivacinação no shopping Unimart, em Campinas.
A prioridade é vacinar crianças e adolescentes de até 14 anos, mas também vai atualizar a caderneta de imunização dos adultos. A ação vai até sábado (28).
Para ser imunizado é preciso apresentar documento com foto e caderneta de vacinação (se tiver). Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis. A vacinação no shopping será realizada na área de corredor dos cinemas nos seguintes horários:
Quinta: 14h às 20h
Sexta: 14h às 20h
Sábado: 10h às 20h
Os profissionais da saúde estarão aplicando todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS): pentavalente, meningocócica C, meningocócica ACWY, pneumocócica, poliomielite, rotavírus, SCR (1ª dose), tetraviral SCR (2ª dose) e hepatite A. Além disso, a ação inclui aplicações de doses contra a Covid-19 e contra a gripe.
Prazo da vacina ‘ampliado’
Vacina bivalente Pfizer contra a Covid-19
Felipe Poleti
Em setembro, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ampliou de 18 para 24 meses o prazo de validade da vacina contra a Covid-19 da Pfizer, tanto as versões monovalente quanto a bivalente, para todas as faixas etárias aprovadas.
Segundo a agência, após análise de dados disponíveis, concluiu-se que o benefício-risco é favorável para a alteração do prazo de validade.
Em Campinas, há doses da vacina da Pfizer com prazo de validade ampliado sendo aplicadas, conforme autorização da Anvisa.
“Situação que foi bem comum ao longo da Campanha de vacinação contra covid-19. Não acarreta nenhum risco para as pessoas que recebem essas doses”, explica Chaúla Vizelli, coordenadora do Programa de Imunização de Campinas.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.