Unir acata recomendação e deve estabelecer medidas contra trotes acadêmicos violentos


Um setor para recebimento de denúncias que envolvem trotes será criado em cada campus da universidade. Campus da Unir em Porto Velho
Diêgo Holanda/G1
A Universidade Federal de Rondônia (Unir) decidiu acatar a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e vai estabelecer medidas contra a prática de trotes estudantis de caráter violento, humilhante, vexatório ou constrangedor.
Uma das ações é a criação de um setor para recebimento de denúncias para trotes acadêmicos, que será instalado em cada campus da universidade. A pró-reitoria de assuntos estudantis também estuda a viabilidade do “trote solidário”.
Segundo a Unir, a universidade também conta com um “comitê de combate aos diversos tipos de assédios”, que pode acolher aqueles estudantes que se sentirem ameaçados ou assediados por outros alunos.
‘Trote universitário não é tradição, é relação de poder’, diz especialista
Trote estudantil: veja 10 situações que configuram crime, como forçar a beber e a pedir dinheiro
Unir recebe recomendação do MPF para que tome medidas para coibir trotes violentos ou humilhantes, em RO
Medidas a serem colocadas em prática:
Um setor específicos para recebimento de denúncias que dizem respeito a trotes será criado em cada campus da universidade;
Uma conscientização para novos estudantes, durante o período de acolhimento, sobre as medidas que poderão ser tomadas caso algum episódio de trote violento aconteça;
Vão ser encaminhados pedidos para que sejam editados regramentos normativos próprios, com por exemplo resoluções e portarias, sobre os encaminhamentos das denúncias relacionadas a trotes.
Acolhimento, orientação e informação sobre trotes:
Acadêmicos que sofrerem algum tipo de violência podem entrar em contato com Ouvidoria Institucional, através do WhatsApp: (69) 2182-2050, ou pelo e-mail: [email protected].
As denúncias podem ser feitas para o número da própria universidade através do WhatsApp: (69) 2182-2016; ou pelo e-mail: [email protected]
A Plataforma Integrada da Ouvidoria e Acesso à Informação da Controladoria-Geral da União, a FalaBr, também pode ser acionada através do site ou presencialmente, com agendamento prévio.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.