Rondônia é o estado com idade mediana mais alta do Norte, revela IBGE


Idade mediana é a idade que separa a metade mais jovem da metade mais velha da população. população’;censo;ibge
Luiz Franco/g1
Dados do Censo de 2022 divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (27) revelam que Rondônia que abriga a população com a idade mediana mais alta da região Norte: 32 anos.
📝 Idade mediana é a idade que separa a metade mais jovem da metade mais velha da população.
Confira abaixo a situação em cada estado:
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Rondônia no WhatsApp.
Segundo o IBGE, São Felipe d’Oeste é o município com a maior idade mediana do estado: 39 anos. Em contrapartida, Nova Mamoré e Guajará-Mirim são os municípios com a menor idade mediana: 29 anos.
Já em relação ao envelhecimento da população, que mostra o número de pessoas com 65 anos ou mais em relação ao grupo de 100 crianças de zero a 14 anos, Rondônia ocupou o 2º lugar no ranking da região Norte.
A proporção, segundo o IBGE, é de 36,84 idosos para cada 100 pessoas com menos de 14 anos em Rondônia. Tocantins foi o estado do Norte com o maior índice.
Jovens x Idosos: RR é o estado com os mais jovens do país, e RS, com os mais velhos; pesquise a sua cidade
Calculadora: descubra quantas pessoas da sua idade há na sua cidade e no seu estado de acordo com sexo
São Felipe d’Oeste se manteve como o município com a maior proporção de idosos em relação a crianças e adolescentes, com 70,52.
g1 Censo 2022:Brasil mais velho e mais feminino
Brasil mais envelhecido
A idade mediana dos brasileiros como um todo é 35 anos em 2022, o maior da série histórica – era 29 anos em 2010. O que quer dizer que metade das pessoas que vivem no Brasil tem idade até 35 anos.
A proporção de jovens encolheu desde 1980 em todo o país, ao mesmo tempo que os idosos ganharam mais espaço.
O IBGE aponta que o processo de envelhecimento sofreu aceleração principalmente entre 2010 e 2022. Os dados mostram que o salto de envelhecimento da população brasileira neste período foi o maior entre os censos desde 1940.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.